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ENSINO DE ANÁLISE FUNCIONAL PRÁTICA BASEADO EM ANÁLISE DE CONTINGÊNCIA SINTETIZADA POR ENTREVISTA (IISCA): EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO COM PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

DORNER, Camila Maria ¹; LEMOS, Felipe Magalhães ³; LACERDA, Lucelmo ³; FREITAS, Stefanny Louise Dorner ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Toledo
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Toledo

INTRODUÇÃO: Este estudo avaliou os efeitos de um Treinamento Baseado em Habilidades (BST) para o ensino de análise funcional prática baseado em análise de contingência sintetizada por entrevista (IISCA) para professores de Atendimento Educacional Especializado. OBJETIVOS: Avaliar os efeitos de um treinamento de Análise de Contingência Sintetizada por Entrevista (IISCA) para duas professoras do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) do município de Guaíra/PR, que assistem estudantes com Transtornos do Desenvolvimento ou Deficiência Intelectual com comportamentos-problemas em alta frequência. MATERIAIS E MÉTODO: Participaram do estudo duas professoras e dois alunos, no qual foi realizada uma aplicação do protocolo de Avaliação Funcional Prática que envolveu 4 etapas, conforme o modelo BST: 1) Instrução: apresentação do procedimento de avaliação e análise funcional; 2) Modelação: vídeo modelo e aplicação da Análise de Contingência Sintetizada por Entrevista (IISCA); 3) Role-play: Simulação das habilidades aprendidas, contendo observação e correções; e 4) Feedback – aplicação do teste experimental por parte das professoras e feedback das pesquisadoras. RESULTADOS: Uma das participantes apresentou desempenho de 95,24% em relação aos critérios de aprendizagem, e a outra 61,90%. Algumas variáveis interferentes no processo de aprendizagem foram identificadas: características diferentes do ambiente natural de um dos alunos participantes (contexto de atendimento em grupo x individual) .As principais contribuições do estudo consistem no fortalecimento da IISCA como um procedimento viável para resolução de problemas comportamentais em contexto escolar, por ser um procedimento econômico em termos de tempo bem como pouco invasivo em relação a exposição da criança a situações de risco de comportamentos-problema mais severos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: De forma geral, o estudo sinaliza a importância de treinamentos de habilidades de manejo comportamental é fundamental no contexto educacional, se pensarmos na perspectiva da inclusão social de crianças com necessidades educacionais específicas. Por fim, a presente pesquisa fornece subsídios ao indicar que são necessárias e viáveis mais investigações sobre a aplicação da PFA em contextos de atendimento especializado, com fins de adaptar o procedimento para a realidade de atendimentos educacionais especializados no contexto brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE: Análise funcional; IISCA; Educação;

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador