Logo PUCPR

COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA PUCPR CAMPUS LONDRINA, PR

FERNANDES, Nathalia Gadotti ¹; CARVALHO, Henrique Ceciliato De ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Administração – Escola de Negócios – Câmpus Londrina, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Câmpus Londrina, PR.

INTRODUÇÃO: O estudo aborda os estudantes da PUCPR do campus Londrina, PR, e possui como objetivo identificar o comportamento empreendedor dos alunos. Para isto foi realizado o levantamento bibliográfico e revisão de literatura acerca do conceito de empreendedorismo e do comportamento empreendedor. OBJETIVOS: OBJETIVO GERAL Identificar o comportamento empreendedor dos estudantes de graduação da PUCPR Campus Londrina, PR. OBJETIVOS ESPECÍFICOS i. Realizar levantamento bibliográfico acerca conceito de empreendedorismo e de comportamento empreendedor. ii. Aplicar o modelo de análise do comportamento empreendedor na amostra selecionada para o estudo. iii. Analisar diferenças de comportamento empreendedor entre os estudantes de acordo com seus respectivos cursos e períodos. MATERIAIS E MÉTODO: Após a realização teórica, foi utilizada as 10 características do comportamento empreendedor criada por David C. McClelland, através do modelo utilizado pelo SEBRAE, em uma pesquisa quantitativa, com a finalidade de analisar as diferenças no comportamento empreendedor entre os estudantes de acordo com seus respectivos cursos e períodos. Neste estudo foi adotada a pesquisa survey por meio de questionário autoadministrado com a ferramenta Google Forms. O instrumento digital de coleta de dados foi enviado aos respondentes por meio de e-mail das respectivas turmas de graduação da universidade. RESULTADOS: Nota-se um elevado grau de comportamento empreendedor nos estudantes, visto que os índices do comportamento se aproximam de 12 e a escala varia até 15. O curso de Administração apresentou o maior índice de comportamento empreendedor, possivelmente em função do maior número de disciplinas relacionadas ao tema e também pelo interesse no assunto pelos estudantes que escolhem esse curso. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do objetivo de identificar o comportamento empreendedor dos estudantes de graduação da PUCPR Campus Londrina, PR, foi possível alcançar os objetivos ao longo do trabalho, de levantamento bibliográfico acerca do conceito de empreendedorismo e de comportamento empreendedor, a aplicação do modelo de análise do comportamento do consumidor e a análise das diferenças de comportamento empreendedor entre os estudantes de acordo com seus respectivos cursos e períodos. Através das 10 Características do comportamento empreendedor, metodologia utilizada pelo Sebrae, manuseado para a aplicação da pesquisa qualitativa da pesquisa, conclui-se que o método escolhido se mostrou eficaz para fins de atingir os objetivos proposto. Dessa forma, foi perceptível que os estudantes em análise possuem comportamento empreendedor, e que a forma como o empreendedorismo é abordado na matriz curricular possivelmente influencia os alunos no interesse em empreender, portanto é importante que nos diferentes cursos seja contemplado, também, aos alunos a introdução e o incentivo ao empreendedorismo. Para futuros estudos, é sugerido que faça um estudo sobre a relação da renda com o comportamento empreendedor, para entender se há relação entre as duas variáveis.

PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo; Comportamento empreendedor; David McClelland.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador