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A INFLUÊNCIA DO GNOSTICISMO NO CRISTIANISMO DOS SÉCULOS I – II

AGOSTINETTI, Leandro Augusto ¹; TEIXEIRA, Rafael Direito ²
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Curso do(a) Estudante: Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Londrina, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Câmpus Londrina, PR.

INTRODUÇÃO: O presente trabalho busca compreender a relação existente entre o movimento espiritual gnóstico dos dois primeiros séculos e o cristianismo nascente, como a possibilidade de presença de traços gnósticos no cristianismo primitivo, a possibilidade de elementos gnósticos na teologia Cristã dos dois primeiros séculos e relacionar a doutrina gnóstica com a possibilidade de novas facetas dessa doutrina presente no cristianismo atual, como abordado pelo Papa Francisco na encíclica Gaudete et Exsultate. OBJETIVOS: 1. Compreender o conteúdo e a origem das matrizes do pensamento gnóstico presentes no judeu-cristianismo; 2. Verificar se houve influência do gnosticismo judaico na teologia cristã posterior ao judeu-cristianismo e quais as principais influências; 3. Verificar se verdadeiramente há novas facetas históricas do gnosticismo na religião cristã atual. 4. Compreender a relação do gnosticismo presente nas comunidades judaico-cristãs com o gnosticismo citado pelo Papa Francisco na exortação apostólica Gaudete et Exsultate onde afirma que esta doutrina é de “alarmante atualidade”. MATERIAIS E MÉTODO: O trabalho realizado utilizou o método analítico, onde a partir de pesquisa bibliográfica, leitura e fichamento, tendo como base as obras, manuais, comentadores, tese e a publicação citados anteriormente foi investigado os traços essenciais e algumas doutrinas gnósticas presentes no período do cristianismo primitivo e dos primeiros séculos. A partir do material obtido foi desenvolvido parte dos resultados apresentados. Outra parte do trabalho foi obtido a partir da leitura da Encíclica “Gaudium et Exsultate” que pretendeu compreender, à luz do Magistério do Papa Francisco, o fenômeno da presença gnóstica no cristianismo atual, ou seja, como a Igreja compreende a influência de tal doutrina nos cristãos, hoje. RESULTADOS: Os resultados desta pesquisa estão divididos em seis partes, na primeira é abordada a formação da cultura helenística através das conquistas de Alexandre, o Grade, e como tal cultura promoveu o surgimento do gnosticismo através da simbiose cultural entre os povos conquistados. Em seguida está exposto aquilo que são considerados os traços essenciais do gnosticismo e a sua relação com o cristianismo primitivo, onde são abordadas algumas possibilidades de ligação causal entre um e outro. Após isso, nos resultados, estão expostas algumas doutrinas gnósticas particulares, como a de Simão Mago, Valentino e Basílides. Por fim, a exposição das preocupações de Francisco com as posturas gnósticas no Cristianismo Católico contemporâneo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Podemos iluminar a realidade atual e perceber que traços do gnosticismo estão presentes quando há uma postura elitista em alguns membros da Igreja, aqueles que se compreendem como superiores, dotados de um conhecimento perfeito da Revelação Divina e se impõem aos outros. Há ainda um dualismo radical entre matéria/espírito, onde compreende-se o corpo como intrinsecamente mal, sendo necessário anulá-lo em vista de uma libertação/salvação da alma, que é considerada como escrava dos sentidos. Tal postura almeja a salvação por meio de rigorismos morais e exercícios considerados como ascéticos, mas que na realidade não passam de autodestruição, como é o caso do uso de instrumentos que promovem dores e ferimentos corporais: o silício e a disciplina. Por fim, as pesquisas sugerem que o Cristianismo pode ter sido a fonte da doutrina gnóstica.

PALAVRAS-CHAVE: Gnosticismo; Cristianismo; Gnose; Papa Francisco; Cristianismo primitivo.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador