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ESPORTES COLETIVOS NO MEIO ACADÊMICO COMO FORMA DE APRIMORAMENTO DO TRABALHO EM EQUIPE

PIERALISI, Beatriz Viezzi ¹; ARRUDA, Angela Maria Pelizer De ²
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Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Londrina, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Câmpus Londrina, PR.

INTRODUÇÃO: A força de caráter “Trabalho em equipe” é uma das 24 forças de caráter e, junto com as forças “Imparcialidade” e “Liderança”, se enquadra dentro da virtude da Justiça. Trabalhar em equipe é uma habilidade comportamental fundamental em diversos ambientes da vida, como o acadêmico e o profissional. Os esportes coletivos oferecem uma oportunidade prática para desenvolver e fortalecer essa habilidade comportamental. OBJETIVOS: A presente pesquisa buscou refletir sobre a importância do aprimoramento da força de caráter “trabalho em equipe”, a partir de uma análise dos esportes coletivos no meio acadêmico, para gerar benefícios à saúde emocional e física. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, a pesquisa utilizou metodologia mista, de caráter quanti-qualitativo, por meio de formulário virtual e a ferramenta do grupo focal. A fim de alcançar os objetivos estabelecidos, foi construído um processo metodológico de 2 principais etapas. A primeira etapa foi a criação de um formulário online para coleta geral de dados dos estudantes da PUCPR – Campus Londrina, PR. Nele, 236 respostas foram colhidas e analisadas. Já na segunda etapa, 15 pessoas foram selecionadas e dessas, 7 (sete) participaram de um novo questionário, agora com perguntas abertas para respostas discursivas e mais direcionadas. Também houve a participação direta da pesquisadora nas atividades da atlética. RESULTADOS: Pode-se dizer que uma das principais vantagens de utilizar esportes coletivos para potencializar a força de caráter “trabalho em equipe” é a experiência prática que eles proporcionam. Durante as práticas esportivas, os participantes precisam se comunicar, colaborar, tomar decisões rápidas e confiar uns nos outros para alcançar os objetivos do time. Essas experiências podem ser transferidas diretamente para o ambiente acadêmico ou ainda em outras áreas da vida nas quais os estudantes também precisam trabalhar em equipe para realizar projetos, pesquisas e apresentações. Além disso, os esportes coletivos promovem a construção de relacionamentos saudáveis e o desenvolvimento de habilidades interpessoais, além do impacto positivo que a prática de esportes coletivos pode ter na saúde física e mental dos estudantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao final, concluiu-se que a participação dos estudantes em esportes coletivos de fato contribui para o desenvolvimento da força de caráter “trabalho em equipe” e para o aprimoramento das habilidades sociais, especialmente quando há um mediador, como na figura de um treinador.

PALAVRAS-CHAVE: Trabalho em equipe; Esportes coletivos; Força de caráter.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador