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ESTUDO DE CASO DO “SABER SER” NO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ALBERTO, Keline Yonara De Oliveira ¹; TERRA, Vânia Aparecida ³; MASSAMBANI, Marcelo Ortega ³; BRAMBILLA, Paulo Henrique Maravieski ²
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Curso do(a) Estudante: Engenharia De Produção – Escola Politécnica – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Produção – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Hoje, talvez mais que em outras épocas, o ensino em engenharias, assim como nos restantes cursos de graduação, procura se moldar às necessidades que o mercado tem em buscar profissionais com capacidade para desempenhar atividades inerentes aos diferentes setores de desenvolvimento. E é no bojo desse debate que a noção de competências ocupa espaço privilegiado, tendo sido eleita como perspectiva pedagógica para a implementação da reforma educacional em diversos países, entre os quais se incluem o Brasil. OBJETIVOS: A presente exposição escrita desfruta da objetividade de proporcionar a análise do saber ser, de maneira incorporada ao saber agir previsto na metodologia de ensino por competências da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus Londrina. MATERIAIS E MÉTODO: O trabalho utilizou pesquisas bibliografica e documental para atingor os objetivos propostos. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), teve o seu início em setembro de dois mil e vinte e dois, com conclusão prevista em Agosto de dois mil e vinte três. O transato PIBIC foi inspecionado pelos co-orientadores, igualmente integrantes do NEP e orientador Paulo Brambilla, atual docente de diversas disciplinas do curso de Engenharia de Produção na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus Londrina. RESULTADOS: Em concordância aos ofícios Matriz X Competência e Plano de Ensino, foi executado o mapeamento das competências da disciplina em estudo, e consequentemente, a elaboração de rubricas. Os critérios de avaliação do Saber-Ser foram elaborados por intermédio da construção de três questionários, com o fito de analisar a percepção sobre a avaliação dos resultados de aprendizagem dos discentes, igualmente a reflexão dos docentes, sem desmemoriar a análise da reflexão dos estudantes que participaram do projeto PIBIC 2022-2023. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A Universidade é vista como um sistema e estando inserida num ambiente que está em constante mudança, tem como desafio traçar caminhos que a permitam sobreviver às mudanças do ambiente externo. A Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus Londrina, difunde uma metodologia de ensino com enfoque na formação por competências, como pormenorizado no ofício de título Plano de Desenvolvimento Institucional. O atual projeto de pesquisa goza da objetividade de analisar
Saber-Ser, de maneira incorporada ao saber agir previsto na metodologia de ensino por competências, e consequentemente, validar o documento Indícios Atitudinais. O meio estudantil está nitidamente relacionado com diferentes processos, dentre eles: o processo de avaliação. O processo de avaliação do Saber-Ser pode ser viabilizado por meio de atividades diferenciadas, com o intuito de mensurar o desempenho, recorrendo aos indicadores dos resultados de aprendizagem incorporados no Saber-Ser de cada disciplina.

PALAVRAS-CHAVE: Competências; Saber-Ser; Rubricas; Critérios de Avaliação; PIBIC.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador