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AVALIAÇÃO DE EMPATIA: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA PUCPR – CÂMPUS TOLEDO

SALLET, Adrielly ¹; FREITAS, Stefanny Louise Dorner ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Toledo
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Toledo

INTRODUÇÃO: O termo empatia tem sido amplamente discutido na literatura científica, dada sua relevância na saúde e bem-estar, além de impactos no desempenho acadêmico. No contexto educacional, a empatia é tida como uma habilidade indispensável para o estabelecimento de vínculos socioemocionais, além de ser reconhecida como uma habilidade passível de treinamento e desenvolvimento. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo investigar os níveis de empatia dos estudantes de Psicologia da PUCPR – Câmpus Toledo, por meio da replicação, com adaptações, de estudos experimentais pregressos. MATERIAIS E MÉTODO:
O presente trabalho caracteriza-se como como uma pesquisa do tipo descritiva, o instrumento utilizado para avaliação foi o Inventário de Empatia. Participaram do estudo 55 estudantes do curso de Psicologia. Destes, 43 matriculados no 1º período e 12 estudantes matriculados no 10º período noturno. Após o cálculo dos resultados, os dados foram discutidos à luz de referenciais teóricos encontrados em bases de dados nacionais e internacionais. RESULTADOS: Os dados obtidos indicam que os estudantes do 1º período noturno apresentam empatia em 68,01%, enquanto a turma do 1º período matutino apresenta empatia em 75,68% e o 10º período qualificou-se em 75,79%. Dessa forma, os discentes de Psicologia apresentam empatia em escore de médio de 70% em comparação ao máximo possível no teste. Dentre os fatores investigados, destacaram-se Sensibilidade Afetiva como maior desempenho obtido e Flexibilidade Interpessoal como o menor dos desempenhos. Em análise comparativa entre os períodos participantes (primeiro e último do curso), não foram identificadas variações significativas entre os resultados, o que pode indicar a possibilidade de não evolução ou aperfeiçoamento de empatia exclusivamente durante o curso, assim como não há indícios de impactos negativos neste quesito. CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A presente pesquisa pode contribuir para a elaboração de futuros projetos de âmbito teórico-conceitual na área de Habilidades sociais, como também indicar possibilidades estratégicas para resolução de problemas na área de saúde mental de universitários.

PALAVRAS-CHAVE: Empatia; Universitários; Psicologia; Habilidades sociais.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador