Logo PUCPR

AVALIAÇÃO DE INTEROPERABILIDADE EM SUPPLY CHAIN SOB REQUISITOS DO DIGITAL TWIN NA INDÚSTRIA 4.0 ATRAVÉS DE MÉTODOS MCDA

LOURES, Léonard Rocha ¹; NETO, Breno Trautwein ³; VENÂNCIO, André Luiz Alcântara Castilho ³; LOURES, Eduardo De Freitas Rocha ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Engenharia De Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Controle E Automação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: No cenário da transformação digital na indústria, a adoção cada vez mais pronunciada de Sistemas Ciber-Físicos (CPS) e Digital Twins (DT) proporciona o direcionamento à criação de representações virtuais do mundo físico, revolucionando abordagens tradicionais. Nesse contexto, a gestão de cadeias de suprimentos (SCM) surge como uma das áreas mais promissoras para colher os frutos dessa tecnologia inovadora, embora a sua efetiva implementação seja acompanhada por complexidades que exigem abordagens avaliativas minuciosas e estruturadas. Os diferentes processos decisionais envolvidos neste cenário encontram nos Métodos Multicritério de Apoio à Análise e Decisão (MMAD ou MCDA) abordagem promissora, fornecendo base instrumental adequada para avaliar as complexidades inerentes à cadeia, considerando critérios tanto objetivos quanto subjetivos, selecionando a opção mais alinhada com as metas e requisitos de desempenho. OBJETIVOS: Este projeto, centrado no âmbito da Indústria 4.0 (I4.0), tem como propósito primordial desenvolver um modelo de avaliação que aborde a implementabilidade do conceito DT ao SCM, com um enfoque específico nas perspectivas da Interoperabilidade Empresarial (IE) como ótica sobre os desafios e barreiras para esta implementação. A aspiração subjacente é compreender a viabilidade e os desafios envolvidos na adoção do DT, ancorando essa compreensão em arquiteturas tecnológicas como o Reference Architecture Model Industrie 4.0 (RAMI 4.0), que apresenta destaque atual tanto na esfera científica quanto na industrial. MATERIAIS E MÉTODO: Para dar vida a esse objetivo, foram analisados relatórios finais de projetos de iniciação científica realizados, trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e interações colaborativas com a equipe de pesquisa, abordando uma ampla gama de tópicos inter-relacionados. O escopo da investigação abarcou desde a exploração das arquiteturas de referência da I4.0, à análise de modelos de Digital Twin associados a compreensão dos princípios fundamentais da Interoperabilidade Empresarial (IE) como ótica avaliativa das barreiras à implantação do conceito DT aos requisitos funcionais da SCM. A aplicação do método MMAD PROMETHEE II permitiu instrumentalização dessas bases avaliativas que proporcionou uma base sólida para analisar os fatores-chave necessários à realização da interoperabilidade na cadeia de suprimentos, com vistas a implementação do modelo de arquitetura Digital Twin. RESULTADOS: O presente projeto ofereceu, como resultado, uma perspectiva diagnóstica que destaca a visão integrativa da Interoperabilidade Empresarial (IE), do Digital Twin (DT) e do modelo RAMI 4.0 na otimização efetiva da SCM no contexto da I4.0. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A abordagem MMAD atua como facilitador no processo decisório estratégico das organizações para enfrentar os desafios em constante mutação e atingir níveis aprimorados de eficiência operacional exigido no SCM.

PALAVRAS-CHAVE: Interoperabilidade; Indústria 4.0; Gestão da cadeia de suprimentos; Digital Twin; Métodos multicritério de apoio à Análise e decisão.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador