Logo PUCPR

A REPERCUSSÃO DAS MIDIAS SOCIAIS NA ESCOLHA DE CIRURGIAS DE FACE E DOS CIRURGIÕES EM PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA NO HOSPITAL IPO

MANN, Nicolle Cristini Blanguer ¹; SAVA, Luiz Carlos ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: As redes sociais são uma parte integrante da sociedade contemporânea e vem crescendo de forma exponencial em inúmeros âmbitos, influenciando na forma como ocorrem as relações interpessoais e ampliando a relação médico-paciente para além dos consultórios. As plataformas digitais permitem que os pacientes acessem o trabalho do profissional por meio de diversos meios, o que gera uma reflexão acerca da influência que essas mídias podem ter na tomada de decisão para procedimentos cirúrgicos estéticos. OBJETIVOS: Identificar a influência das redes sociais e de outros fatores como autopercepção e alterações funcionais, na intenção de se submeter a cirurgias da face. MATERIAIS E MÉTODO: Estudo prospectivo realizado nos meses de Julho a Setembro de 2022 em pacientes submetidos a cirurgia de face no Hospital IPO, avaliados por meio de um questionário incluindo idade, gênero, fatores que auxiliaram na decisão por tal procedimento, fatores relacionados a busca de informação sobre o profissional e preferências pessoais em relação a esse tipo de conteúdo. RESULTADOS: Dentre os 49 pacientes incluídos no estudo, 43 eram do sexo feminino e 6 do sexo masculino, com idade média de 37 anos. Destes, 39 foram submetidos a rinoplastia. Foi avaliada a autopercepção como fator determinante para a decisão de realizar o procedimento (79,6%). Pacientes com idade ≤ 30 anos, possuem comportamento significativamente diferentes quanto ao uso de Instagram (usam mais) e Facebook (usam menos). CONSIDERAÇÕES FINAIS: As redes sociais são importantes ferramentas na decisão de se submeter a cirurgias de face, porém a autopercepção foi o fator determinante. A plataforma Instagram foi a rede mais procurada pelos pacientes na hora de buscar informação sobre seus cirurgiões. Pacientes com 30 anos ou menos preferem a plataforma Instagram, enquanto pacientes acima de 30 anos preferem o Facebook. O formato de mídia preferido pelos pacientes são os de curta duração (até 1 minuto).

PALAVRAS-CHAVE: Mídias sociais; Redes sociais; Cirurgia plástica; Cirurgia de face.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador