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PRINCIPAIS TRANSTORNOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

LOURENÇO, Livia Fabiano ¹; JEISS, Angela De Fatima Ulrich ²; FERNANDES, Solange ²
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Curso do(a) Estudante: Serviço Social – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Serviço Social – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O trabalho buscou se aproximar da realidade escolar com o proposito de ao conhecer melhor alguns fenômenos, podermos colaborar com professores, pais e equipe pedagógica, neste sentido direcionamos a pesquisa da identificação e mapeamento dos transtornos mais comuns que afetam as crianças e como repercutem no ambiente escolar . Sabemos que por se tratar que uma realidade diversa e multifacetada é fundamental conhecer as caraterísticas e a natureza das necessidades que tem essas crianças, buscando a garantia dos Direitos fundamentais. Esse trabalho focamos no Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção (TDA),
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). OBJETIVOS: 1) compreender a realidade de professores(as), famílias e equipe pedagógica em relação as crianças com transtornos
2) Procurar identificar os transtornos mais comuns no ambiente escolar 3) Conhecer as características de cada transtorno , traçando as particularidades e peculiaridades das crianças, 4) Investigar se ocorre situações de violações de direitos quanto ao processo de inclusão ou durante a permanência na escola. MATERIAIS E MÉTODO: encaminhamos leituras que compôs a revisão bibliográfica e fundamentação teórica recorrendo as legislações, Leis complementares e tratados, artigos científicos que apresentaram as principais características, tratamento, metodologia de abordagem para cada transtorno RESULTADOS: contextualizamos os transtornos mais comuns na educação infantil, tendo como foco o Transtorno do Espectro Autista e o Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade, analisando as principais diferença entre estes, desde a sua origem até
seu tratamento; conhecer as legislações sobre os direitos das crianças com transtorno, destacando as principais leis que tratam sobre inclusão, acesso e saúde gratuita, para a necessidade de diagnóstico, e de qualidade, acesso à educação com direito a auxiliar em sala de aula, estatutos, direitos universais, entre outros. Destaca-se também a oferta de ensino a estes alunos de inclusão, e a qualidade da aprendizagem, a formação dos profissionais, a metodologia e a estrutura ofertada aos
estudantes. Junto a isto, cabe destaque as ações da sociedade civil em prol da garantia dos direitos de crianças com transtornos, buscando rever os primeiros marcos sociais, as reivindicações, e lutas em busca do reconhecimento como cidadãos possuidores de direitos. Para os materiais e métodos: Iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica, conhecendo as obras de autores, como Marilia Piazzi (2010), Ester Orrú (2012), que abordam questões de exclusão e inclusão de crianças com TEA e TDAH no ambiente escolar CONSIDERAÇÕES FINAIS: obtivemos uma síntese teórica com a organização de um quadro orientador para os profissionais e professores, onde destacamos: Transtornos e suas características, apresentando de forma mais lúdica as comparações entre os transtornos e seus pontos mais marcantes, pois mesmo sendo muito parecidos há diferenças que os fazem únicos, desse modo o leitor pode ter uma visualização mais global e consequentemente uma compreensão mais rápida, orientando-se para intervenção qualificada na área que exija o conhecimento e saberes aqui organizados.

PALAVRAS-CHAVE: Transtorno do Espectro Autista; Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Educação; Inclusão.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador