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UM ESTUDO DE REVISÃO SOBRE OS SABERES NECESSÁRIOS AOS PESQUISADORES FORMADORES DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO

GRANZOTTI, Camille Zocolotte ¹; JUNIOR, Roque Corrêa ³; LARA, Kassiany Cordeiro De ³; OLIVEIRA, Luiz Carlos Wurster Arns De ³; GONÇALVES, João Vitor ³; LELIS, Diego Andrade De Jesus ²
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Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Educação – Doutorado – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: A Pós-graduação Stricto Sensu – PGSS, no Brasil, é a responsável pela formação de pesquisadores para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e para a docência no Ensino Superior e na própria PGSS. Ela é composta pelo mestrado e doutorado, sendo o doutorado o lugar, por excelência, de formação de pesquisadores e o mais alto grau de formação de país. Nesse processo de formação, o orientando é acompanhado por um pesquisador experiente, denominado de orientador, sendo este o responsável por acompanhar o desenvolvimento do orientando. Compreende-se que o mundo globalizado tem exigido pesquisadores cada vez mais preparados para responder as demandas do tempo presente, assim, os orientadores também necessitam estar preparados para corresponder a esse processo de formação. Diante disso, o presente artigo apresenta um estudo de revisão do tipo estado da arte acerca dos saberes necessários aos orientadores de pesquisadores na pós-graduação em educação no século XXI. OBJETIVOS: O objetivo desse estudo foi evidenciar quais são os saberes necessários aos orientadores formadores de pesquisadores em educação, em vista de possibilitar a formação de pesquisadores capacitados para responder as demandas técnicas, científicas e informacionais do Século XXI. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizado um mapeamento das pesquisas que abordavam a relação de orientação para formação de pesquisadores em educação. A coleta de dados foi realizada nas plataformas EBSCO e ERIC. Foram coletados 2193 artigos, aplicados os critérios de exclusão – pesquisas que não abordavam a orientação na PGSS em educação, pesquisas publicadas antes dos anos 2000, manuais e ensaios-, restaram 20 artigos para a análise. RESULTADOS: Os resultados apresentam habilidades necessárias no campo do desenvolvimento de pesquisas, a exemplo de auxiliar os orientandos no desenvolvimento e publicação das pesquisas, auxiliar os orientandos na busca de financiamento, ser referência na área de estudos e ser citado por outros pesquisadores, além de ser um bom metodologista. No que diz respeito a relação entre orientadores e orientandos espera-se que os orientadores sejam amigáveis com os orientandos, disponham de simpatia e empatia com os orientandos, sejam acessíveis e respeitosos com os orientandos; no campo da docência devem ter didática nas metodologias utilizadas em aulas e avaliações, auxiliar os orientandos a serem críticos; na utilização de tecnologias devem ter saberes que possibilitem utilizar tecnologias para orientar e comunicar-se com os orientandos. Além disso, apresenta-se uma escassez de pesquisas que abordam a temática de orientação em educação, além disso, notou-se que a maioria das pesquisas feitas utilizavam como sujeito de pesquisa o orientando e não o orientador. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Constatou-se que existe a necessidade de um maior planejamento e estudo acerca da formação de pesquisadores já que os estudantes necessitam de uma boa orientação para produzirem seus estudos de forma mais completa e para que exista a formação de sujeitos pesquisadores.

PALAVRAS-CHAVE: Orientação; Pós-graduação; Pesquisador; Saberes; Formação.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador