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MODELO INTERSETORIAL DE ATENÇÃO NUTRICIONAL PARA O EXCESSO DE PESO PRECOCE: INDICADORES DO PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRIÇÃO ADEQUADA (PRANA) NO CONTEXTO DA ATENÇÃO SECUNDÁRIA DE SAÚDE – LITERACIA EM SAÚDE, ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

MOURA, Laura Marcondes De ¹; RIBAS, Maria Teresa Gomes De Oliveira ³; FRANCO, Bruna Artioli ³; DIETER, Giovana ³; LEINIG, Cyntia Erthal ²
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Curso do(a) Estudante: Nutrição – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Nutrição – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A obesidade infantil é um problema crescente e complexo, influenciado por fatores genéticos, ambientais e comportamentais e está associada a uma série de consequências adversas para a saúde, tanto no curto quanto no longo prazo. OBJETIVOS: O objetivo deste estudo é explorar a gestão intersetorial da atenção nutricional para o excesso de peso em escolares, com foco na aquisição de literacia no PRANA (Programa de Reeducação Alimentar e Nutrição Adequada) e no atendimento especializado. MATERIAIS E MÉTODO: Estudo descritivo-exploratório, retrospectivo e quantitativo e envolveu crianças e adolescentes da rede pública municipal de educação em Curitiba, Paraná, encaminhados para o PRANA em uma Clínica-Escola de Nutrição. Para isso foram levantados o perfil socioeconômico familiar, perfil alimentar e nutricional escolares, além de indicadores de literacia, alimentação e nutrição coletados a partir de fontes secundárias, envolvendo o conjunto de prontuários que compõem o protocolo de atendimento das três sessões do Aconselhamento Nutricional Coletivo e das consultas especializadas subsequentes para os casos que sofreram encaminhamento para a atenção secundária de saúde. Os dados foram analisados segundo estatística descritiva. RESULTADOS: Ao todo, foram encaminhados ao PRANA um total de 157 escolares no período compreendido entre 2017 e 2018. Desses, 93 participaram de todas as três sessões do Programa, sendo que 88% dos escolares foram encaminhados para o atendimento ambulatorial. Apenas 35% dos escolares referenciados realizaram efetivamente as consultas especializadas. As informações evidenciam que a maioria das famílias possui um perfil socioeconômico mais baixo, bem como níveis de escolaridade materna. Além disso, os dados sobre o consumo alimentar demonstram uma parcela significativa dos participantes apresentando hábitos de risco e consumo insuficiente de água. As escolhas alimentares das crianças tendem a se concentrar em alimentos de risco, negligenciando aqueles que são considerados protetores para a saúde. Além disso, por ser um Programa voltado ao atendimento de crianças com sobrepeso e obesidade, há alta prevalência de obesidade e obesidade grave entre os participantes do estudo. Os indicadores de comportamento e literacia demonstram que o PRANA tem sido bem-sucedido em promover mudanças positivas no comportamento alimentar dos escolares, refletindo em maior conscientização sobre questões como aumento e perda de peso, correlações entre doenças e alimentos, e conhecimento sobre alimentos ricos e pobres em sódio. Além disso, a prática regular de atividade física e o aumento no consumo de frutas também foi bastante importante. Esses resultados refletem a efetividade do PRANA em promover o conhecimento e as mudanças de comportamento sobre alimentação e nutrição e incentivar práticas alimentares saudáveis entre os escolares. No entanto, ainda se identificam dificuldades em algumas áreas, motivadas continuamente para aprimorar a compreensão e a adesão a comportamentos saudáveis. Assim, embora o Programa tenha demonstrado avanços no que se refere ao consumo de alimentos de risco, a adesão ao tratamento ainda apresenta uma taxa baixa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Como conclusão, fica evidente que os programas voltados para a reeducação e monitoramento alimentar e nutricional desempenham um papel significativo na mudança dos hábitos alimentares de crianças e adolescentes.

PALAVRAS-CHAVE: Obesidade infantil; Modelos de Assistência à Saúde; Literacia em saúde

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador