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INTERVENÇÕES LOCAIS COM DINÂMICAS METROPOLITANAS: CARACTERIZAÇÃO PAISAGÍSTICA DOS LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS DA LINHA VERDE, CURITIBA/PR

BALDAN, Bruno ¹; PADILHA, Daniela Wipieski Martins ³; HARDT, Letícia Peret Antunes ³; HARDT, Carlos ²
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Curso do(a) Estudante: Arquitetura E Urbanismo – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A partir da implantação do primeiro plano diretor da cidade de Curitiba, em meados de 1960, houve uma mudança radical na imagem da cidade. Houve um período de entusiasmo público e popular entre as décadas de 1960 e 1990 – marcado por importantes transformações na sua estrutura urbana, envolvendo o sistema de transporte por meio do exclusivo BRT (Bus Rapid Transit), reorganização do sistema viário, com a implantação de trinários e a integração dos parâmetros de uso e ocupação do solo a este desenho urbano. Após este período, a cidade se sentiu em uma espécie de “letargia inovadora”, pois a sociedade se acostumara a receber e assumir inovações na sua gestão urbana. A partir da Lei Municipal Nº 13.309/2011, Curitiba formaliza o mais recente e importante Grande Projeto Urbano (GPU), em que o trecho urbano da antiga BR-116 se transformaria em uma nova avenida urbana, modificando a original estrutura da cidade, inalterada desde sua concepção na década de 1960 OBJETIVOS: O objetivo geral é o de avaliar o atual estágio de elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (PDUI-RMC) face à dinâmica imobiliária da área de abrangência do projeto estruturante da Linha Verde, em Curitiba/PR, por intermédio da análise da caracterização paisagística destas construções. Investiga-se a relação da atual fase de implementação do Projeto da Linha Verde, e as intervenções imobiliárias recentes ocorridas em seu entorno MATERIAIS E MÉTODO: Tem-se como procedimentos metodológicos análises de aspectos qualitativos de leitura da paisagem por imagens aéreas de setores previamente selecionados que compõem o trecho sul, justificado por estar a mais tempo com as obras concluídas. Foram consideradas também leis que antecedem o início da elaboração do novo PDUI-RMC. A pesquisa teve caráter analítico e exploratório, investigando os conteúdos dos Planos Diretores Municipais, com ênfase no Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo da Linha Verde e confrontados com as definições preliminares da execução do PDUI-RMC, que se encontra em fase inicial de execução RESULTADOS: Os principais resultados alcançados são decorrentes de análises do arcabouço jurídico disponível – destaca-se que dados do PDUI não puderam ser utilizados em razão do atraso na sua elaboração – e da análise visual das imagens de satélite de oito pontos do trecho sul, em que se pode inferir ter havido poucas alterações na ocupação dos terrenos lindeiros, com exceção de alguns muito pontuais. Também se verificou que as imagens aéreas não permitem avaliar alterações de uso do solo, que, por meio de visitas técnicas empíricas e pontuais, pode-se constatar algumas alterações de usos industriais ou serviços gerais, para outros mais compatíveis com a concepção do projeto CONSIDERAÇÕES FINAIS: Finalmente, pode-se concluir por ter havido um importante atraso na consecução do projeto, se comparado ao que era previsto originalmente, mas que, apesar de ter havido atrasos por falta de viabilização financeira de obras – de responsabilidade local – também houve uma retração da economia nacional, o que impactou no ritmo de crescimento imobiliário deste novo eixo estrutural da cidade de Curitiba.

PALAVRAS-CHAVE: Grande Projeto Urbano; eixo de desenvolvimento; paisagem urbana; dinâmica imobiliária; legislação metropolitana

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador