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OS PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM ATIVA E O APRENDIZADO POR MEIO DE PROJETOS

BRAIDO, Leonardo Valentim ¹; PEREIRA, Fabio Inacio ²
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Curso do(a) Estudante: Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Maringá, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Câmpus Maringá, PR.

INTRODUÇÃO: O referido texto apresenta um relatório sobre os princípios da aprendizagem ativa bem como o aprendizado via projetos, relacionando-os com as Feiras de Ciências. O tema destaca-se, ao examinar os principais desafios na busca por um novo método que possa atender as novas necessidades individuais e coletivas na educação. Diante disso, autores como Dewey, apesar de estar em outro contexto histórico, será referenciais à busca de uma compreensão e solução para a inserção da aprendizagem ativa atualmente. OBJETIVOS: Objetiva-se analisar como os princípios da aprendizagem ativa se expressam nos projetos de pesquisa apresentados por escolas em Feiras de Ciências. MATERIAIS E MÉTODO: Foram realizadas pesquisas teóricas de revisões bibliográficas nas obras de Dewey, como também de comentadores especializados na área, tendo como base o método-teórico hermenêutico. RESULTADOS: A aprendizagem ativa tem herdado grande relevância, destacasse ao proporcionar aos estudantes uma aprendizagem baseada na experiência e ao inserir o aluno como protagonista no processo de aprendizagem. Dewey (1978, 1989) em suas obras, destaca o papel do professor como facilitador do processo de aprendizado do aluno, onde ele é responsável por construir seus próprios conhecimentos. A aprendizagem por meio de projetos que são apresentados comumente nas Feiras de Ciências, são eventos notáveis, onde encontra-se o método teórico na prática. Ao analisar sua inserção e execução, embora existam benefícios notáveis, evidenciou-se desafios impossibilitando seu desenvolvimento, como a inserção de novas tecnologias no ensino e uma mudança de metodologia por parte dos professores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em síntese, este relatório explorou os princípios da aprendizagem ativa e do aprendizado por projetos, contextualizando-os no âmbito das Feiras de Ciências. Ao refletir sobre os desafios contemporâneos na educação, respaldados nas teorias de Dewey para enquadrar a busca por métodos pedagógicos mais individualizados. O estudo revela a crescente importância da aprendizagem ativa, realçando a transformação de alunos em protagonistas do conhecimento, em consonância com Dewey. As Feiras de Ciências surgem como oportunidades práticas desse modelo, embora também apontem obstáculos, como a integração de tecnologias e a adaptação dos educadores. Com isso, a pesquisa ressalta a relevância da abordagem ativa e projetual, alinhando-se pela busca por uma educação enriquecedora e alinhada com as demandas contemporâneas.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Aprendizagem ativa; Experiência; Aprendizado por meio de projetos.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador