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A FORMAÇÃO DO ESPÍRITO CIENTÍFICO: A PERSPECTIVA DE GASTON BACHELARD

ROSSI, Eduardo Mateus Guimarães ¹; PEREIRA, Fabio Inacio ²
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Curso do(a) Estudante: Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Maringá, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Câmpus Maringá, PR.

INTRODUÇÃO: O ensino brasileiro, sobretudo na Educação Básica, se mostra dissociado da vida do estudante e com práticas metodológicas pautadas em memorização e repetição. Consequentemente, a formação integral do sujeito que se almeja atingir, pela Educação, acaba tendo grandes lacunas. As lacunas manifestam-se na aprendizagem parcial e superficial que os estudantes obtém durante o seu período de escolarização. O ensino de Ciências, por sua vez, mostra-se como uma importante ferramenta para a contribuição do desenvolvimento integral das potencialidades dos estudantes, no entanto, contém desafios inerentes a sua própria natureza do conhecimento e, que por isso, precisam ser antes de tudo superadas para que assim, o ensino de ciências tenha a sua eficácia. OBJETIVOS: Tem por objetivo analisar os desafios do ensino de Ciências a partir da perspectiva da formação do espírito científico de Gaston Bachelard. MATERIAIS E MÉTODO: Para tal, foram realizadas buscas em fontes bibliográficas de autores de relevância no estudo da educação brasileira, bem como, na obra “A formação do espírito científico” (1996) de Gaston Bachelard e outros artigos científicos que discutem acerca da realidade educacional e o ensino de ciências, tendo como base de análise o referencial teórico-metodológico hermenêutico. RESULTADOS: Nota-se que a educação brasileira foi marcada ao longo de sua história pelo caráter celetista e elitista que afetaram diretamente a qualidade e os resultados educacionais que repercute aos dias de hoje. O ensino carrega marcas passadas, em que indícios de técnicas, memorização e repetição se fazem acontecer ainda e o ideal preparatório dos estudantes para o mundo do trabalho estão fortemente arraigados e com isso, a educação democrática e que visa a integralidade do sujeito se mostra ainda idealizadora. O ensino de ciências, mesmo sendo profícuo para promover as potencialidades do estudante, se esbarra em desafios presentes em si mesmo, os quais denominamos obstáculos epistemológicos, sendo eles “traves” que levam a uma compreensão equivocada e/ ou incompleta acerca dos conhecimentos do campo científico. O grande epistemólogo Gaston Bachelard que estuda tais obstáculos elenca dez categorias que contemplam diversos saberes científico e que afetam de modo negativo a sua compreensão, sendo que cada uma dessas categorias possui as suas particularidades, porém estão interligadas entre si. Além disso, Bachelard destaca da importância da retificação do erro como algo fundamental para a construção do conhecimento, haja visto que o erro leva a reflexão e análise para novas descobertas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Neste contexto, nota-se que a aplicação das ideias de Bachelard no ensino de Ciências, no que diz respeito a formação do espírito científico, pode formar cidadãos críticos e conscientes, capazes de transformar o mundo por meio do pensamento científico e reflexivo. Nesse sentido, é fundamental repensar o ensino de Ciências para se alinhar a uma abordagem dinâmica e investigativa, permitindo aos alunos construir uma compreensão sólida e duradoura do conhecimento científico e as feiras de ciências, por sua vez, mostram-se como uma alternativa valiosa para promover essa perspectiva, conectando estudantes, comunidade escolar e conhecimento científico em vista da sua formação integral.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Ensino de ciências; Gaston Bachelard; Obstáculos epistemológicos.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador