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A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

ARRUDA, Ana Beatriz Martins De ¹; PEREIRA, Fabio Inacio ²
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Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Londrina, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Câmpus Maringá, PR.

INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta uma análise do conceito de mediação pedagógica e sua relação com o desenvolvimento humano, a partir das perspectivas de Lev Vigostski e Paulo Freire. Essa temática destaca-se, em especial, quando analisamos os desafios dos processos educativos presentes na conjuntura atual. Cabe ressaltar que, embora tenham sido escritas em outro contexto histórico, as obras de Freire e Vygotsky ainda se fazem atuais e relevantes, em especial no cenário pós-pandêmico, no qual a práxis pedagógica passou a ser repensada mediante os desafios do ensino por meio de recursos tecnológicos e virtuais que se consolidaram. OBJETIVOS: Tem por objetivo discutir a mediação pedagógica nas propostas de Vigotski e Freire, tendo em vista a relação com o desenvolvimento humano. MATERIAIS E MÉTODO: Para tal, foram realizadas pesquisas teóricas de revisões bibliográficas nas obras de Lev Vigotski e Paulo Freire, bem como de comentadores renomados na área, tendo como base de análise o referencial teórico-metodológico hermenêutico. RESULTADOS: Nota-se que, embora haja uma diferença histórica entre os autores, há uma correlação entre o conceito de mediação de Vigotski (1998, 2000, 2001) e Freire (1967, 1987, 1994, 1996, 1997, 2001), uma vez que ambos acreditam ser necessário o educador compreender seu papel dentro do processo educativo, entendendo que não deve ocupar o papel de pessoa detentora de todo o saber, mas sim o papel de colaborador para o desenvolvimento intelectual e social do educando, o qual deve ter um papel ativo em seu processo de aprendizagem. Ademais, cabe destacar que para os autores, a categoria de trabalho possui o mesmo valor e significância parecida. Além disso, para os autores, torna-se imprescindível o educador entender que, a partir de sua práxis pedagógica, o educando consiga realizar a integração entre teoria e a prática, entre os conceitos teóricos e a realidade do estudante, pois, somente assim, o indivíduo conseguirá se transformar e transformar a sociedade na qual se encontra inserido. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Neste contexto, nota-se que as dificuldades enfrentadas, tanto por alunos quanto por professores, têm, também, como raiz a concepção que estes possuem sobre o conhecimento e o processo educacional. Conclui-se, portanto, após a discussão dos resultados, que a mediação na práxis pedagógica é um processo que deve ser estudado e revisitado, principalmente por conta do período sócio-histórico atual, sendo necessário uma revisão das práticas pedagógicas vigentes que tendem a focalizar o processo educacional na figura do professor, visando um melhor desenvolvimento, tanto intelectual quanto social, do educando.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Lev Vygotsky; Paulo Freire; Mediação pedagógica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador