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APRENDIZADOS EM UM ATELIÊ DE SOFTWARE: UM ESTUDO LONGITUDINAL SOBRE O MACRO CHALLENGE

MATUDA, Emily ¹; REINEHR, Sheila ³; DOORS, Tânia Mara ³; BINDER, Fábio Vinicius ³; MALUCELLI, Andreia ²
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Curso do(a) Estudante: Engenharia De Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Sistemas De Informação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O déficit de profissionais qualificados nas áreas de perfil tecnológico cresce todos os anos (Inep, 2019). Uma vez que a procura por produtos tecnológicos pessoais e profissionais cresce exponencialmente, cresce também a necessidade da formação dos futuros profissionais e exige das instituições de ensino, métodos inovadores para suas formações. Aliado a essa demanda, foi criado um projeto de inovação tecnológica realizado em parceria com ambientes universitários, utilizando o método de aprendizagem Challenge Based Learning (CBL), que promove um ensino completo de programação, desenvolvimento pessoal e gestão econômica. OBJETIVOS: Analisar os efeitos do uso do macro challenge na percepção da evolução do estudante em um ateliê de desenvolvimento de software, em uma perspectiva longitudinal. MATERIAIS E MÉTODO: O método escolhido para esta pesquisa foi o Estudo de Caso, sustentado por entrevistas semiestruturadas. Dez estudantes participaram das entrevistas, que foram transcritas e analisadas por meio de codificação aberta, com apoio da ferramenta de suporte à análise Atlas.ti. RESULTADOS: Os resultados da pesquisa indicam que a aplicação do Macro Challenge em conjunto com o Challenge Based Learning impactando positivamente nos aprendizados profissionais dos estudantes, tais como gestão de equipe, gerenciamento de projeto e StoryTelling. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Macro Challenge mostra-se uma prática eficiente no desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais dos estudantes que serão utilizadas em um mercado cada vez mais exigente quanto a capacitação desses profissionais.

PALAVRAS-CHAVE: Ateliê de Software; Macro Challenge; Challenge Based Learning; Desenvolvimento de apps.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador