Logo PUCPR

APRENDIZADOS EM UM ATELIÊ DE SOFTWARE: UM ESTUDO LONGITUDINAL O BUSINESS NANO CHALLENGE

MUSSI, Lohine ¹; REINEHR, Sheila ³; DOORS, Tania Mara ³; BINDER, Fábio Vinicius ³; MALUCELLI, Andreia ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Engenharia De Software – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Sistemas De Informação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O mercado de dispositivos móveis tem apresentado um crescimento acelerado nos últimos anos. A demanda por desenvolvedores de aplicativos pessoais e empresariais aumentou, gerando a necessidade de uma formação focada no desenvolvimento de habilidades técnicas, criativas e de negócios. Assim, foi criada a Apple Developer Academy (ADA), um projeto de inovação tecnológica em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, que tem como o objetivo aprimorar o conhecimento dos estudantes por meio de desafios reais de criação de aplicativos, utilizando como metodologia principal o Challenge Based Learning (CBL). Um dos desafios realizados nesse projeto é o Business Nano Challenge (BNC), fundamental para a formação das competências na criação de uma estratégia de marketing e publicidade, incluindo a análise de métricas e a identificação do público-alvo. Objetivo: Compreender os efeitos do uso do Business Nano Challenge na percepção da evolução dos estudantes ao longo do tempo. OBJETIVOS: O método de pesquisa foi o Estudo de Caso, baseado em entrevistas semiestruturadas conduzidas com 9 participantes da ADA. Os dados coletados foram analisados com codificação aberta e axial utilizando a Grounded Theory e a ferramenta Atlas.ti. MATERIAIS E MÉTODO: O método de pesquisa foi o Estudo de Caso, baseado em entrevistas semiestruturadas conduzidas com 9 participantes da ADA. Os dados coletados foram analisados com codificação aberta e axial utilizando a Grounded Theory e a ferramenta Atlas.ti. RESULTADOS: Os resultados demonstram que durante o Business Nano Challenge os alunos adquiriram e/ou aprimoraram habilidades comportamentais e técnicas abrangendo todas as etapas do desenvolvimento de um aplicativo. Essas etapas incluíram o desenvolvimento do aplicativo, análise de mercado, planejamento de campanha e monetização, bem como análise de métricas essenciais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considerando a motivação deste estudo, pode-se afirmar que o objetivo foi alcançado, pois não apenas possibilitou a identificação das habilidades fundamentais para um profissional da tecnologia da informação, mas também evidenciou a relevância do BNC. Ao proporcionar aos estudantes uma experiência prática, em contraste com o ambiente puramente teórico, o Business Nano Challenge, estimula-os a refletir e aprender com os resultados de um experimento, visando melhorar a eficácia de seus futuros projetos e aprimorando os seus conhecimentos para o mercado de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Business Nano Challenge; Ateliê de software; Hard e Soft Skills; Challenge based learning; Grounded theory.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador