EDUCAÇÃO E BEM-ESTAR: DIREITOS DAS GERAÇÕES FUTURAS, SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA E NA COMUNIDADE
INTRODUÇÃO: Este projeto de pesquisa explora as correlações entre educação e garantia de direitos na construção coletiva do bem-estar de todas e todos no contexto escolar e comunitário. Seu problema de pesquisa parte da questão “Como articular a comunidade escolar em prol do seu bem-estar, relacionando-o à garantia dos seus direitos e ao desenvolvimento da educação?”. OBJETIVOS: O objetivo geral da pesquisa de iniciação científica aqui apresentada visa compreender as relações de corresponsabilidade que atuam sobre a comunidade escolar na busca pela garantia dos seus direitos rumo a um desenvolvimento sustentável.Tal objetivo será estruturado mediante desenvolvimento dos seguintes objetivos específicos vinculados ao projeto de origem: • MATERIAIS E MÉTODO: Mapear as concepções sobre bem-estar de estudantes, profissionais da educação e familiares dos estudantes, em contextos pós-pandemia covid-19; • RESULTADOS: Relacionar a garantia de direitos nos cotidianos das infâncias e adolescências com as percepções sobre bem-estar enunciadas coletivamente, em contextos pós-pandemia covid-19; • CONSIDERAÇÕES FINAIS: Identificar estratégias para formação de profissionais da educação na promoção e fortalecimento coletivo do bem-estar (das gerações atuais e futuras) nos contextos escolares e comunitários; •
PALAVRAS-CHAVE: Promover a construção corresponsável de tecnologias para o desenvolvimento sustentável e melhora da qualidade de vida no contexto escolar e comunitário.