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PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ESD) NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DIGITAL E GAMEFICADA

BOT, Guiullianna Carolina Quirino De Lima pcynski ¹; SANTOS, Katia Ethienne Esteves Dos ²
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Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Diante da crescente influência da tecnologia se faz necessário adaptar as estratégias educacionais às expectativas e necessidades recentes. Nesse contexto, a gamificação e os jogos digitais emergem como recursos envolventes e eficazes, em vista dos métodos tradicionais (Kiili, 2005; Werbach; Hunter, 2015). Ao contextualizar a aprendizagem, tornando-a relevante para a realidade dos estudantes e despertando o interesse em aprender a aprender, o processo de conscientização e transformação estabelece uma conexão significativa entre os indivíduos e o conteúdo, por meio da ação-reflexão, permitindo que os indivíduos assumam um papel ativo na criação e recriação do mundo em que vivem, de forma intrínseca a aprendizagem e a ação. OBJETIVOS: A presente pesquisa objetivou ampliar a abrangência do tema da sustentabilidade integrando recursos tecnológicos e elementos de jogos, buscando construir uma aprendizagem mais interativa, envolvente e significativa. A incorporação de elementos lúdicos desafiadores motiva os estudantes a participar ativamente do processo de aprendizagem (Vianna, et al., 2013; Alves et al., 2014). MATERIAIS E MÉTODO: O foco foi elaborar um almanaque, por meio de referenciais teóricos confiáveis como a ONU (Organização das Nações Unidas) e UNESCO, para a aplicação de um jogo de acesso móvel elaborado para apresentar diversas ações para promover um desenvolvimento sustentável palpável na rotina do estudante em conjunto com interação social, que se mostra um fator essencial para o desenvolvimento cognitivo (De Castro, 2021). Portanto, investir em uma educação comprometida com a sustentabilidade é investir em um futuro mais promissor e resiliente para as próximas gerações RESULTADOS: A Educação Digital e a gamificação, além de suas inúmeras vantagens, ao serem aplicadas em ambientes de aprendizagem reforçam a participação dos estudantes como agentes de mudança conscientes e comprometidos. Portanto, é fundamental que os educadores sejam mediadores nesse processo, estimulando a curiosidade dos alunos, promovendo a reflexão crítica e incentivando a ação consciente (Antunes et al., 2018), a fim de promover a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD). CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação para a sustentabilidade abrange valores, atitudes e experiências, contribuindo para enfrentar os desafios ambientais e sociais da atualidade. A gamificação e a Educação Digital desempenham um papel fundamental nesse processo, tornando a aprendizagem mais atraente, envolvente e eficaz. Essa abordagem inovadora pode apoiar a inovação na forma como se ensina e se aprende sobre desenvolvimento sustentável, preparando as próximas gerações para enfrentar os desafios futuros de maneira consciente e responsável.

PALAVRAS-CHAVE: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); Onlife; Interatividade; Recursos educacionais; Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD).

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador