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SABERES PARA AVALIAR: UM OLHAR PARA LIVROS E MANUAIS PEDAGÓGICOS (1920-1960)

JUNIOR, Luiz Carlos Palu ¹; CECILIO, Waleria Adriana Goncalez ²
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Curso do(a) Estudante: Matemática – Licenciatura – PUCPR Online – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): PUCPR Online – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Este projeto de pesquisa foi desenvolvido para que se consiga ter um melhor entendimento do que são os saberes para avaliar, evidenciar o trabalho dos profissionais de educação, além de destacar sua importância na evolução do processo de ensino e aprendizagem, analisando pela perspectiva dos princípios defendidos pelo Movimento Escola Nova. OBJETIVOS: O principal objetivo da pesquisa é analisar os saberes para avaliar presentes nas instituições de ensino paranaenses em tempos da Pedagogia da Escola Nova (1920 a 1960), através do levantamento, estudo e análise de fontes históricas (livros e manuais pedagógicos) que serviram de base para os professores da época em questão, investigando as dinâmicas presentes na avaliação da aprendizagem da matemática, proporcionando uma visão panorâmica da história da educação matemática nas escolas paranaenses. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia adotada para esta pesquisa está fundamentada nos princípios e conceitos da História Cultural (Chartier, 2002) e de apropriação (Chartier, 2003), da história das disciplinas escolares (Chartier, 1990), da cultura escolar (Julia, 2001) e o dos saberes para ensinar (Hofstetter; Schneuwly, 2017). Para obter as fontes necessárias, foram consultados o Repositório do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT) Brasil, o acervo da Biblioteca Pública do Paraná, outros repositórios disponíveis online, entre outras fontes. RESULTADOS: Ao longo do processo de estudo foram desenvolvidas várias atividades, com destaque para a produção de textos e artigos científicos. Inicialmente, houve um enfoque na seleção e análise de fontes históricas, com ênfase em livros e manuais didáticos. Os primeiros resultados ocorreram durante a primeira fase da pesquisa e foram direcionados para o estudo do Movimento Escola Nova, com ênfase para os principais expoentes desse movimento no Brasil, priorizando o estudo de Jean Piaget, Maria Montessori, Carl Rogers, John Dewey e Edward Lee Thorndike, seguido da elaboração de quadros e textos com levantamento de diferentes mediações e instrumentos avaliativos. Numa etapa subsequente, o processo de pesquisa avançou para a produção de três artigos. O primeiro foi apresentado e publicado nos Anais do XXI Seminário Temático Internacional voltado para o estudo de acervos pessoais. O segundo abordou a avaliação e o erro na educação matemática, sendo publicado no periódico HISTEMAT. O terceiro artigo destacou os saberes profissionais presentes na obra do professor Luiz Alves Mattos e foi submetido ao XVI EDUCERE. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Através das fontes históricas, foi possível refletir sobre os saberes relacionados à avaliação difundidos nas escolas paranaenses, os quais tiveram um impacto significativo na avaliação do aprendizado. Durante o período estudado, esses saberes, embasados nos princípios científicos da Pedagogia da Escola Nova, introduziram elementos valiosos na cultura escolar. Isso incluiu a avaliação precisa do aprendizado, a documentação de observações sobre o processo de aprendizagem e os erros cometidos pelos alunos, bem como diversas abordagens para realizar interrogatórios didáticos, operações matemáticas, juntamente com os critérios empregados na correção. Os professores buscavam a precisão nas respostas, e os alunos eram incentivados a utilizar a prova real para verificar suas respostas corretas.

PALAVRAS-CHAVE: Movimento escola nova; História da educação matemática; Avaliação da aprendizagem; Saberes para avaliar.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador