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SABERES DOCENTES: CONSIDERAÇÕES FUNDAMENTAIS DE PAULO FREIRE E EDGAR MORIN

POLTRONIERI, Daisy Aparecida ¹; BEHRENS, Marilda Aparecida ²
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Curso do(a) Estudante: Pedagogia EaD – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: Essa pesquisa está ligada ao grupo PEFOP e se desenvolveu a partir de uma pesquisa teórica de fontes bibliográficas do tipo estado da arte que tratam do tema da prática pedagógica baseada em dois principais autores, Paulo Freire (2013) e Edgar Morin (2011). Buscou-se nesses autores fundamentos para a prática pedagógica e de que maneira ela é pensada como sendo indispensável no cotidiano dos professores. Desenvolveu-se um quadro que expõem o material a ser explorado que serve com subsídios para pesquisa central, a ser disponibilizado no site do grupo de pesquisa. Buscou-se mapear o terreno bibliográfico de modo que tais textos possam contribuir quantitativa e qualitativamente para o desenvolvimento da narrativa acerca da prática pedagógica com base em Paulo Freire (2013) e Edgar Morin (2011). OBJETIVOS: Analisar a presença da temática saberes docentes propostos na educação transformadora de Paulo Freire e na visão da complexidade Edgar Morin, na produção do conhecimento em teses e dissertações e, principalmente, em artigos presentes em periódicos, publicados entre 2011 à 2021, por meio do levantamento de estado da arte para geração de subsídios para a formação de professores.a)Investigar a temática sobre saberes docentes a partir de Paulo Freire e Edgar Morin como aporte teórico da pesquisa.b) Sistematizar os resultados a partir do levantamento do estado da arte dos referenciais teóricos investigados com o objetivo de elaboração de produção de conhecimento a ser compartilhado no repositório digital do grupo de pesquisa PEFOP. MATERIAIS E MÉTODO: Na investigação estado da arte buscou-se os artigos, dissertações e teses que tratam da questão de maneira crítica e assertiva no período de 10 anos que compreende 2011-2021.A investigação foi realizada na plataforma repositório de pesquisa da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os descritores pesquisados foram: Pedagogia; Prática Educacional; Social, Edgar Morin; Paulo Freire. RESULTADOS: A investigação foi realizada na plataforma repositório de pesquisa da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os descritores pesquisados foram: Pedagogia; Prática Educacional; Social, Edgar Morin; Paulo Freire. Foram encontradas 5 tese e dissertações e 3 artigos focalizados na temática Buscou-se fundamentos teóricos que dissertassem sobre pontos comuns referentes as propostas para as práticas pedagógicas a partir de Paulo Freire e Edgar Morin e que possam subsidiar a profissão professoral que está intimamente vinculada com as teorias educacionais e a prática de lecionar nas escolas, além de ser relevante para a relação de proximidade entre o professor e o aluno. Verificou-se que Freire (2013) e Morin (2011) trazem fundamentos teóricos subsídios para a experiência do professor no momento de mediar a aprendizagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se três pontos essenciais: O docente deve se comunicar com o discente sem que haja métodos de imposição de poder. O docente deve compreender que ensino e aprendizado andam lado a lado. Além disso, toda forma de ensino é uma nova experiência de aprendizado. Por fim, o docente pode ter como anteparo ao seu preparo para a docência relembrando a postura de humildade.

PALAVRAS-CHAVE: Paulo Freire; Edgar Morin; Prática pedagógica; Formação de professores.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador