Logo PUCPR

DIVULGAÇÃO DE CIÊNCIAS E MODELAGEM MATEMÁTICA COMO ELEMENTOS INOVADORES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

MOREIRA, Gabriel Francisco Nicolas ¹; FERNANDES, Luana Fonseca Duarte ²
faixa-semic-branco
Curso do(a) Estudante: Física – Licenciatura – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): PUCPR Online – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A divulgação científica tem sido cada vez mais importante diante das notícias falsas que temos nos diversos meios de comunicação, neste sentido se faz necessário pensar, estudar e analisar como se tem feito este tipo de trabalho. A presente pesquisa buscou artigos para compreender a divulgação científica com o intuito de elaborar um projeto de divulgação das ciências Física e Matemática. OBJETIVOS: Esta pesquisa tem como objetivo promover a investigação de estratégias pedagógicas e metodológicas que tragam contribuições para os processos de alfabetização e letramento científicos da Física e da Matemática. Para isso foi necessário buscar e analisar artigos científicos sobre divulgação científica. Também foram feitas análises para identificar as estratégias de divulgação e apresentação buscando o desenvolvimento de um projeto de divulgação da Física e Matemática com exemplos do cotidiano. MATERIAIS E MÉTODO: Para a presente pesquisa foi realizada uma revisão de literatura na base de dados Scielo para compreender o conceito de divulgação científica. Após foi feita uma pesquisa quantitativa através de formulário disponível no Qualtrics com amostragem tipo bola de neve, sobre o interesse das pessoas em divulgação científica e que tipo de redes sociais elas utilizam e com qual finalidade. RESULTADOS: Foram encontrados e analisados dez artigos científicos na revisão, apresentando suas definições de divulgação científica, posteriormente foi escolhido uma dessas definições para ser a base do desenvolvimento do projeto de divulgação da Física e da Matemática. Com os resultados das pesquisas qualitativa e quantitativa foi criado e elaborado um projeto para divulgar a Física e a Matemática através de vídeos no YouTube com conteúdos relacionados ao cotidiano e que envolvem essas ciências, sendo realizado o primeiro vídeo de divulgação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desta maneira foi possível identificar o compreendimento sobre a divulgação científica e o questionário trouxe que é necessário utilizar as redes sociais, que as pessoas tanto consomem, para a aprendizagem da Física e da Matemática, mas estando atreladas à aplicações no cotidiano, trazendo o conhecimento dessas grandes áreas para próximo das pessoas de maneira geral.

PALAVRAS-CHAVE: Divulgação Científica; Física; Matemática; Letramento Científico.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador