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A COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA VIRTUAL (CIFV)

QUEIROZ, Adriane Railly Alexandre ¹; TIBALDEO, Roberto Franzini ²
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Curso do(a) Estudante: Administração – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba, PR.
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba, PR.

INTRODUÇÃO: O presente projeto aborda a questão educacional atual e brasileira do ponto de vista filosófico. A tese que se pretende defender é a de que uma educação de qualidade precisa hoje da contribuição da filosofia em cada nível de ensino. Todavia, mais do que a filosofia enquanto conteúdo didático, se precisa do desenvolvimento da capacidade de filosofar tanto dos professores, como das crianças. OBJETIVOS: É por essa razão que se decidiu analisar o programa de “Filosofia para crianças” (FPC) formulado décadas atrás por Matthew Lipman e Ann Sharp, com a intenção de esclarecer a sua contribuição para o desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos, assim como o possível impacto sobre o ensino da filosofia no Brasil. MATERIAIS E MÉTODO: Os resultados foram alcançados por meio de uma pesquisa bibliográfica de cunho crítico, que foi complementada por uma experiencia empírica. RESULTADOS: Entre os resultados, a pesquisa evidenciou a contribuição da chamada “Comunidade de investigação filosófica” para a reformulação da relação entre crianças e filosofia, ao passo que esclareceu alguns aspectos do impacto do filosofar comunitário sobre a conscientização individual e o desenvolvimento social. O filosofar junto com outros agiliza também a busca de sentido e a capacidade autocorretiva dos dialogantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O programa de FPC proposto por Lipman e Sharp é significativo na medida que aprender a “pensar bem” logo na primeira infância é fundamental em momento como o atual, no qual a informação e as atualizações da tecnologia ocorrem num ritmo acelerado exigindo um olhar crítico para atuar de forma consciente e responsável.

PALAVRAS-CHAVE: Filosofia para crianças; Prática filosófica comunitária; Investigação filosófica; Democracia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIC-EaD.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador