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O POTENCIAL EDUCACIONAL DA ÉTICA JONASIANA

TINEU, Gabriele Rodrigues ¹; STANQUEVISKI, Claudemir ²
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Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em História – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Doutorado – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O conceito de Jonas (2006) da “heurística do temor” e a busca pela criação e desenvolvimento de uma prudência através da educação das gerações futuras se mostram com um motivador de mudanças necessárias para a construção de um mundo onde a vida seja possível. A ideia de Freire(1967; 2018) de uma educação crítica e libertadora que parte da realidade vivida pelos alunos, juntamente com as idéias de uma ética para a preservação da vida, pode ajudar na capacitação dos alunos, sobretudo com a identificação e abordagens do ponto de vista da ação-reflexão freireana dos problemas sociais e ambientais de nosso tempo. As escolas se inscrevem como o local por excelência para o incentivo e desencadeamento das discussões críticas, motivas pelas emergências que nos aparecem em forma de crise climática e nos ensinar sustentabilidade. Abordar as desigualdades e cultivar empatia e solidariedade pelos oprimidos, também se apresenta como uma realidade urgente. OBJETIVOS: Assim, estudantes se tornam membros ativos na proposição das emergências, motivados pelos temas geradores freireanos, problemas locais que se apresentam, na busca pela formulação de soluções. Aliar a perspectiva freireana à ética da responsabilidade jonassiana, desenvolve nos estudantes e nas estudantes o senso de pertencimento não somente a detecção dos problemas, mas de alternativas para sua efetiva resolução. Finalmente, vemos a ética que precisa ser prática e inserida na vida cotidiana, não apenas teórica, desenvolvida em seu senso de fazer parte da natureza e de responsabilidade em relação a ela, se efetivando. MATERIAIS E MÉTODO: Método de pesquisa bibliográfico exploratório. RESULTADOS: Uma educação que preze pela formação de cidadãos e cidadãs especialmente integrados com as emergências atuais e que os prepare para enfrentá-las, deve desenvolver o senso crítico e torná-los conscientes, buscando a sustentabilidade tanto no planeta como nas relações pessoais que devem gerar justiça social, não sendo restritas apenas a transmissão técnica de conhecimentos. Transformar a educação para alcançar esses objetivos exigiria grandes mudanças nos sistemas atuais e maior apoio do governo, especialmente da educação pública. As políticas públicas em educação voltadas para responder aos questionamentos morais e éticos da responsabilidade são fundamentais para haver uma transformação na forma tradicional como vemos a educação. Tais políticas progressistas, permitindo o acesso livre e a permanência o maior tempo possível na escola, aliado a maiores investimentos financeiros desempenhariam um papel fundamental nesta transformação com o aumento da qualidade da educação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Na educação, a ética responsável torna-se um dever. É imprescindível que os educadores se comprometam com a educação e desenvolvam nos estudantes o sentimento de humanidade e solidariedade. As futuras gerações dependem de pessoas que se comprometam a compreender os problemas da realidade, tendo despertado dentro de si, o sendo crítico e o a responsabilidade perante um possível colapso da humanidade. Porém, é importante ressaltar, que o temor deve ser contido e a prática do diálogo seja fundamental. Para Jonas, o temor vem incumbido de prudência, desta forma, ser prudente em enxergar os problemas das realidades que os cercam.

PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade; Educação libertadora; Sustentabilidade; Heurística do temor.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador