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FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELAS DISSERTAÇÕES E TESES DO PPGE/PUCPR-2019 A 2021: UM ESTUDO DO TIPO ESTADO DA ARTE

OLIVEIRA, Giullia Maria Baggio De ¹; ENS, Romilda Teodora ²
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Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A pesquisa intitulada Formação de professores pelas dissertações e teses do PPGE/PUCPR – 2019 a 2021: um estudo do tipo estado da arte vinculado ao Grupo de Pesquisa: “Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais – POFORS” do PPGE/PUCPR, estando integrado à rede de pesquisa sobre Profissionalização Docente – Cátedra da UNESCO, coordenada pelo CIERS-ed/FCC, dando continuidade aos estudos realizados nas produções do PPGE, dos anos de 2015 a 2018. OBJETIVOS: Realizar um estudo do tipo “Estado da Arte”, tendo por base as Teses e Dissertações produzidas, de 2019 a 2021, pelos mestrandos e doutorandos do PPGE/PUCPR. Para isso: identificar as Teses e Dissertações produzidas, de 2019 a 2021, pelos mestrandos e doutorandos do PPGE/PUCPR; sistematizar a produção resultante das Teses e Dissertações produzidas, de 2019 a 2021, pelos mestrandos e doutorandos do PPGE/PUCPR e apontar aspectos estudados, silenciados, efeitos/impactos e representações dos pesquisadores sobre o processo de formação do professor. MATERIAIS E MÉTODO: Para produção dos dados, objeto da pesquisa do tipo “Estado da Arte”, realizamos um levantamento de 117 trabalhos, a partir da leitura dos títulos, resumos e palavras-chave das teses e dissertações disponíveis no site do PPGE/PUCPR (2019-2021), os quais foram sistematizados e constituíram o corpus processado pelo, software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ), o que permitiu análises de corpus textuais. A análise foi realizada com apoio da análise de conteúdo de Bardin (2011) e aporte Teórico dessa pesquisa. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e analítico, para atender aos objetivos gerais e específicos desse presente trabalho. RESULTADOS: As produções científicas realizadas no PPGE/PUCPR, referentes aos anos de 2019 a 2021, localizadas no site da instituição, foram organizadas por data, autor e título, num total de 117 (cento e dezessete) trabalhos, sendo 57 (cinquenta e sete) dissertações e 60 (sessenta) teses. Os resumos após sistematização em um corpus foram processados pelo software IRAMUTEQ, o qual gerou a nuvem de palavras, que nos indicou as palavras de maior ocorrência e a árvore de similitude que fez a comprovação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O levantamento no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes sobre pesquisas do tipo estado da arte evidenciou a relevância desse tipo de pesquisa sobre formação de professores, não apenas para pensar os contextos históricos e de políticas públicas educacionais, mas também para averiguar quais temas são mais abordados e quais são silenciados. O processamento do corpus com o apoio do software livre, IRAMUTEQ, para realizar as análises textuais do material produzido possibilitou interpretar que estas tratam a formação de professores nos aspectos, históricos, políticos, didáticos e tecnológicos.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores; Estado da Arte; PPGE/PUCPR.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador