Logo PUCPR

PADRONIZANDO A EDIÇÃO DE CONTEÚDO EDUCACIONAL DIGITAL NAS REDES SOCIAIS

LORGA, Luis Rafael ¹; VOSGERAU, Dilmeire Sant Anna Ramos ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual da Polícia Militar (Cel PM Felippe de Sousa Miranda)
Supervisor(a): Daniella Inglês Bueno
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente relatório se insere no contexto do Portal OBSERVA, que consiste em um ambiente virtual voltado à divulgação de conteúdo educacional para professores de Ensino Superior, com o objetivo de auxiliar no empoderamento e formação complementar do docente. Para isso, o Portal realiza entrevistas com professores que desejam compartilhar sua prática no ensino superior. Ao final das entrevistas, transmitidas ao vivo pelo YouTube, o material gravado é editado e postado no Portal e nas redes sociais, no formato de vídeos mais curtos e, portanto, mais atraentes ao público em geral. OBJETIVOS: O objetivo do trabalho foi encontrar e pôr em prática um modo de padronizar a edição dos vídeos provenientes das lives do OBSERVA, com o intuito de aumentar a praticidade e qualidade do conteúdo produzido, vista a grande rotatividade que há entre os responsáveis pela edição. MATERIAIS E MÉTODO: Para criar um método de padronização da edição de vídeos, foram levados em conta os objetivos do Portal OBSERVA, bem como conceitos de gestão empresarial e aprendizado, além de realizadas conversas com os membros do grupo de pesquisa para decidir o melhor caminho a se seguir, que resultaram na decisão de produzir um material para capacitar os membros do projeto na edição de vídeos no modelo usado. RESULTADOS: Como resultado, foi elaborado um manual para as edições de vídeos que, seguindo o conceito de canais de aprendizagem, foi disponibilizado ao grupo em formato escrito e por vídeo, com o objetivo de possibilitar o aprendizado eficaz do maior número possível de pessoas do grupo de pesquisa, as quais podem ter diferentes necessidades e preferências quanto ao formato do seu material de estudo. Esse material foi composto de nove tópicos, contando com a apresentação, que abordam todo o processo produtivo de vídeos do Portal OBSERVA, desde a seleção dos trechos que entrarão nos vídeos editados até a publicação do material, passando por toda a etapa de edição dos vídeos. Ademais, o manual incluiu também uma contextualização geral do grupo de pesquisa, seus objetivos e as principais ferramentas digitais utilizadas no seu cotidiano, como o Microsoft Teams. O manual foi sujeito a críticas vindas do grupo de pesquisa para eventuais correções e aprimoramentos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com isso, foi possível criar um material capaz de ensinar os membros, atuais e futuros, do OBSERVA a editar os vídeos com qualidade e praticidade, assim se alcançando um padrão de conteúdo. Além disso, obtiveram-se sugestões valiosas, por parte do grupo de pesquisa, para aprimoramentos no manual, as quais foram registradas no presente relatório para avaliação e possível aplicação no futuro.

PALAVRAS-CHAVE: Portal OBSERVA; Padronização; Edição de vídeos; Manual

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.