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A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL EM EDITH STEIN

FREITAS, Letícia Ferreira De ¹; PERETTI, Clelia ²; RIBEIRO, Cesar Leandro ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual do Paraná
Supervisor(a): Tony marcio groch
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa tem como objetivo averiguar nos escritos de Edith Stein a contribuição da teologia para a formação humana, bem como estudar o método fenomenológico e sua contribuição no processo de educação integral da pessoa humana. Logo, esta pesquisa foi conduzida através de artigos e revistas científicas relevantes encontrados na plataforma digital CAPES e nos bancos de dados do Google Acadêmico. Tendo como resultado que a teologia, em sentido lato, é fundamental para uma formação humana integral, pois é apenas através dela que o ser humano pode acessar seu núcleo interior por completo e atingir seu potencial máximo de desenvolvimento, com Deus guiando todo o processo. Assim, o método fenomenológico de Stein tem como objetivo principal o estudo da pessoa e a compreensão de sua essência, contribuindo para a formação pedagógica através deste estudo. Um dos pilares da pedagogia de Edith Stein é ensinar a cuidar e aperfeiçoar a singularidade de cada indivíduo, de maneira a mostrar o maior fenômeno: o encontro com Deus, a transcendência espiritual. OBJETIVOS: Este relatório objetiva averiguar nos escritos de Edith Stein a contribuição da teologia para a formação humana, bem como, estudar o método fenomenológico e sua contribuição no processo de educação integral da pessoa humana. MATERIAIS E MÉTODO: Esta pesquisa foi conduzida utilizando os bancos de dados do Google Acadêmico, com palavras-chave como “Edith Stein”, “A formação humana integral em Edith Stein”, “Fenomenologia em Edith Stein”, “Formação Humana” e “Pedagogia em Edith Stein”. A plataforma CAPES também foi empregada para localizar artigos e revistas científicas relevantes. RESULTADOS: Os escritos de Stein são extremamente necessários para a sociedade contemporânea, tanto por seus ideais quanto por seu método pedagógico, sendo um benefício imensurável para a comunidade educacional, caso sua ideia pedagógica seja colocada em prática. CONSIDERAÇÕES FINAIS: “A Formação Humana Integral em Edith Stein” ocorre quando o indivíduo aceita que a tríade corpo, psique (alma) e espírito formam o seu ser, a sua pessoa. Quando o indivíduo reconhece o corpo, a psique (alma) e o espírito ele se volta para seu interior descobrindo assim o seu núcleo pessoal, local em que habita a “alma da alma”, a essência, a vocação, humana única e individual. Logo, caso aprimorada e respeitada a guiará para o objetivo único, a transcendência espiritual, o encontro com Deus, tarefa que a teologia potencializa.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Edith Stein; 2. A formação humana integral em Edith Stein; 3. Fenomenologia em Edith Stein; 4. Formação Humana; 5. Pedagogia em Edith Stein.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.