Logo PUCPR

AVALIAÇÃO DO PESO DE CORDEIROS SUBMETIDOS AO TRATAMENTO SELETIVO DIRECIONADO UTILIZANDO O APLICATIVO “SISTEMA DE PESAGEM”

DIAS, Fernando Henrique Pereira ¹; CONSONI, Julia Canha ³; PFEIFER, Maria Fernanda ³; FRANÇA, Bruna Francine ³; WEBER, Saulo Henrique ³; SOTOMAIOR, Cristina Santos ²
Colégio do(a) estudante: Centro Estadual de Educação Profissional – Erotides Angelo Nichele
Supervisor(a): Josinei Oliveira
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Diante dos desafios impostos pelas parasitoses gastrintestinais à ovinocultura global, o Tratamento Seletivo Direcionado (TSD), baseado no ganho de peso, tem se mostrado uma abordagem promissora para o manejo estratégico dessas parasitoses em cordeiros. OBJETIVOS: O objetivo da presente pesquisa foi comparar os pesos finais de cordeiros tratados sistematicamente com anti-helmínticos a cada 30 dias (grupo controle – GC) ou de forma seletiva direcionada (GTSD), por meio da curva de crescimento. MATERIAIS E MÉTODO: Para o experimento, foram distribuídos 40 cordeiros em GC (n=20) e GTSD (n=20). Durante 84 dias, os cordeiros foram avaliados semanalmente quanto ao peso e ganho médio diário (GMD). Esses cordeiros integram o rebanho do setor de ovinocultura da FEGA da PUCPR, cujos dados, inclusive de tratamentos realizados com anti-helmínticos, estão armazenados no “sistema de pesagem”, que é um aplicativo que indica a necessidade de tratamento com anti-helmínticos de acordo com a curva de crescimento. Os pesos dos cordeiros, em cada semana, foram comparados pelo teste t para amostras independentes, presumindo variâncias homogêneas, a nível de significância de 5%. RESULTADOS: Não foram observadas diferenças significativas entre os pesos (p>0,05) em todas as avaliações semanais, o que indica que o critério de decisão sobre a necessidade de tratamento com anti-helmíntico não influenciou no ganho de peso dos animais. O GMD foi, em média, de 0,218 g para o grupo GTSD e de 0,228 g para o grupo GC, sem diferenças significativas em nenhuma das avaliações (p>0,05). CONSIDERAÇÕES FINAIS: A utilização de TSD não compromete o ganho de peso de cordeiros.

PALAVRAS-CHAVE: Tratamento seletivo direcionado; Parasitos gastrintestinais; Ganho de peso; Frequência de tratamento.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.