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“SABER SER” NA MATRIZ POR COMPETÊNCIAS – 2023 DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA PUCPR – CAMPUS LONDRINA

DUTRA, Helena Biazzono ¹; GONDIM, Amanda Fioravanti ³; ALBANESE, Maria Laura ³; TERRA, Vania Aparecida ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Marista Londrina
Supervisor(a): Nilson Douglas Castilho
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A educação superior global enfrenta diversos desafios, com instituições focadas em melhorar os processos de ensino e aprendizagem. A relevância do ensino superior é questionada no mercado de trabalho, devido a baixos resultados de aprendizagem, métodos de ensino tradicionais, infraestrutura inadequada e a dificuldade dos professores em se adaptar. No Brasil, o debate sobre competências começou nos anos 90, e a PUCPR iniciou sua participação em 2000, aprimorando suas diretrizes de graduação. Em 2012, a formação por competências foi destacada no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e em 2013, todos os Projetos Pedagógicos de Curso foram revisados. A PUCPR adotou o conceito de competência do autor canadense, Gérard Scallon, sendo que a construção da matriz por competência curricular da PUCPR, se embasa nas competências do egresso que são viáveis para a atuação em um contexto que contempla profissionais que somem `Saberes´ que os tornem autônomos ao longo da vida, moldáveis para adaptarem-se as mudanças de contexto, capazes de solucionar problemas complexos de forma ativa, contemporânea e ética, embasados nos valores da instituição. OBJETIVOS: Mapear quais disciplinas nos cursos de graduação em medicina da PUCPR, campus Londrina, da matriz por competência 2023, preveem o ensino de ´Saber Ser´ em nível de internalização, mobilização e ou certificação. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se do estudo observacional, em que foi analisado o mapeamento das disciplinas do curso de Medicina, com base nas competências do curso, sendo realizado o alinhamento entre os saberes ser encontrados por meio de tabelas e guias. RESULTADOS: Por meio da análise dos dados foi observado que diante dos resultados encontrados as competências possuem Saberes necessários para mapear as disciplinas e analisar seu nível de importância. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que as competências elaboradas para o curso de Medicina da PUCPR, estão de acordo com o previsto nas diretrizes da instituição e estão voltadas para desenvolver o perfil do egresso pretendido, formar profissionais capazes de resolver problemas complexos de forma cooperativa e ética, bem como atuarem como agente de transformação da sociedade, sendo necessário constantes atualizações, portanto sugere-se um alinhamento entre os saberes ser encontrados entre as competências e elementos de competências. Essa experiência com os discentes na avaliação do ´Saber Ser´, identificou a necessidade de desenvolver critérios que garantam avaliar de forma integral ´Saberes´, tendo em vista todas as proporções de aprendizado proposto ao aluno.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Saber Ser; 2. PUCPR; 3. Competências; 4. Medicina; 5. Matriz

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.