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PRÁTICA DA FILOSOFIA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS

MARTINS, Maria Luiza Oliveira ¹; TIBALDEO, Roberto Franzini ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual do Paraná
Supervisor(a): Tony marcio groch
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: No princípio, o pensamento humano originou a filosofia, que nada mais era do que a investigação através da lógica e da racionalização. Nela, englobavam-se todas as áreas do conhecimento humano e estudavam as relações mais simples do ser humano com o meio. Conforme o estudo se aprofundou, veio a necessidade de dividir as áreas do conhecimento, criando as ciências. Ou seja, as ciências são a divisão do pensamento humano e a sistematização do que é conhecido até então. Sendo assim, é uma falha no sistema educacional o estudo das ciências sem ao menos o desenvolvimento do pensamento filosófico, já que um dependeu do outro em sua criação e continua a depender no seu ensino-aprendizagem. Lipman, com o método de ensino Filosofia para Crianças, pode pensar em como construir o pensamento filosófico antes do estudo das ciências em si, portanto é de muita utilidade a implementação e estudo do método. OBJETIVOS: Essa pesquisa levanta o debate sobre a educação atual, que deixou o pensamento filosófico de lado e padronizou os alunos, os deixando cada vez mais individualizados e com defasagem no raciocínio crítico e expressão com o meio, entendendo que isso é um delito à infância, uma vez que essa abordagem limita o desenvolvimento pleno das capacidades cognitivas e emocionais das crianças, comprometendo seu potencial para uma compreensão mais profunda e integrada do mundo ao seu redor. Lipman, com seu método de ensino Filosofia para Crianças, oferece uma perspectiva valiosa. MATERIAIS E MÉTODO: O método utilizado foi uma coleta de dados em base de pesquisas bibliográficas e de análises críticas e sistemáticas de obras filosóficas em língua portuguesa, que se interligam para atingir a finalidade de se aprofundar mais na temática de estudo. Todavia, cabe também sublinhar que se tentou fazer com que essa metodologia de pesquisa interagisse o mais ativamente possível com a revolução metodológica na investigação filosófica proposta por Lipman. RESULTADOS: Através de diálogos e debates, as crianças aprendem a pensar criticamente, a questionar e a entender o mundo nas formas mais complexas. Esse método pode ajudar a reverter os efeitos negativos da educação tradicional opressora, oferecendo aos alunos ferramentas para um aprendizado mais significativo e uma melhor compreensão do mundo, de si mesmos e dos outros. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apresentado a pesquisa e o cenário atual, vemos a necessidade de uma reforma verdadeiramente qualificada da educação, tendo consciência que esta é transformadora da sociedade. O ensino coletivo e de qualidade deve ser mundial, porém a educação deve expandir para que não só pensemos no ensino como ciência, mas também na capacidade de raciocinar, e para isso o método Filosofia para Crianças se faz de extrema utilidade.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Filosofia; 2. Infância; 3. Educação; 4. Pensamento; 5. Ensino.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.