Logo PUCPR

CRIANDO CONTEÚDOS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR

GIACOMOZZI, Heitor Rodrigo Da Silva ¹; VOSGERAU, Dilmeire Sant Anna Ramos ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Militar de Curitiba (CMC)
Supervisor(a): Tatiane Regina Moreno
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O trabalho faz parte do projeto “Observa- Observatório virtual do compartilhamento de práticas inovadoras no ensino superior”, que é um dos projetos do grupo de pesquisa CIDES – Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior. O projeto possui o intuito de divulgar no site “Portal Observa” práticas docentes consideradas inovadoras, que são obtidas por meio de entrevistas com professores que se dispõem a compartilhar sua prática docente. Para a divulgação do portal, a equipe do projeto posta conteúdo digital nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter. OBJETIVOS: Para a otimização dessa divulgação por meio de conteúdo digital, esta pesquisa surgiu com o intuito de analisar os desafios para a edição dos vídeos relativos à prática do professor a partir dos relatos produzidos utilizando os princípios do Storytelling aplicados no Portal Observa. MATERIAIS E MÉTODO: Para isso, foram analisadas as postagens de vídeos já publicadas nas redes sociais a fim de encontrar pontos a serem aprimorados na edição de futuros vídeos para o portal e suas mídias sociais. Foi feita a análise de 130 postagens em formato de vídeo nas 4 redes sociais, seguindo um critério de análise baseado no digital storytelling. Em seguida, devido à divergência de formatação entre várias postagens analisadas, foram realizadas a edição de duas lives para o portal, sendo possível corrigir esse problema. RESULTADOS: Após ser executada a análise dos vídeos já publicados nas redes sociais, foi possível encontrar outras falhas a serem solucionadas e relacioná-las com o relatório final desenvolvido por Luís Lorga no ano de 2023, cuja proposta envolvia também o aprimoramento das postagens do Observa. Associando os resultados obtidos nesse trabalho ao trabalho de Lorga, foi possível concluir que o processo de edição de vídeo ainda apresenta certas fragilidades expostas no trabalho de Lorga, que necessitam ser revistas nas próximas edições de vídeos. Na análise realizada a partir do conceito de Storytelling, foi encontrada uma nova fragilidade: a falta de padronização na realização das entrevistas compromete a estruturação dos vídeos e posts como uma narrativa digital. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desta forma, a partir desta proposta, é possível realizar futuros trabalhos em que sejam revistas o planejamento das entrevistas para facilitar a aplicação do conceito de Storytelling no material de divulgação da prática do professor.

PALAVRAS-CHAVE: Portal digital; Storytelling; Narrativas digitais; Redes sociais; Conteúdo educacional.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.