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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO “SABER SER” NA DISCIPLINA DE PRÁTICA SIMULADA, DE ACORDO COM A MATRIZ POR COMPETÊNCIAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DA PUCPR – CAMPUS LONDRINA

MOREIRA, Ana Beatriz Ribeiro ¹; TERRA, Vania Aparecida ³; MASSAMBANI, Marcelo Ortega ³; LARA, Fernanda Correa Pavesi ²
Curso do(a) Estudante: Direito – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa possui como base o modelo de ensino por competências da PUCPR, em específico o saber-ser – “ética”, presente nas competências do Curso de Direito do Campus Londrina e previsto no Plano de Ensino da disciplina Prática Simulada, com vistas a aprimorar a metodologia educacional, assegurando que os critérios de desempenho estejam claramente definidos e alinhados com os objetivos pedagógicos da disciplina. A construção dessas rubricas permitirá uma avaliação mais precisa e estruturada dos Resultados de Aprendizagem (RAs), assegurando que os critérios de desempenho estejam claramente definidos e alinhados com os objetivos pedagógicos da disciplina. OBJETIVOS: O objetivo geral da pesquisa consiste na produção de critérios de avaliação (rubricas) tendo como base o material de apoio “Indícios atitudes do Saber Ser”, considerando o plano de ensino da disciplina: Prática Simulada – PUCPR Campus Londrina, com a participação do docente, discentes e estudante envolvido neste plano de trabalho do PIBIC. MATERIAIS E MÉTODO: Para consecução dos objetivos será utilizado o método empírico indutivo e será realizada uma análise qualitativa dos dados recolhidos, proporcionando uma compreensão mais profunda das percepções e experiências dos alunos em relação à competência ética no contexto da Prática Simulada. RESULTADOS: Com os resultados recolhidos será possível verificar a efetividade da competência ética na atual metodologia da disciplina. Com os resultados obtidos, será possível verificar a efetividade da competência ética na atual metodologia da disciplina, identificando áreas de sucesso e aspectos que necessitam de melhorias. Isso permitirá ajustes e refinamentos contínuos, garantindo que a formação dos alunos não apenas atenda aos padrões acadêmicos, mas também incorpore valores éticos essenciais para a prática profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Dessa forma, a pesquisa contribui para a criação de um ambiente de aprendizagem mais eficiente, capacitando os alunos a agir com integridade e responsabilidade em suas futuras carreiras jurídicas, e alinhando-se com os objetivos institucionais de promover uma educação de excelência que forme profissionais éticos e competentes.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Ensino por competências; 2. Rubricas; 3. Saber-ser; 4. Ética; 5. Metodologia de ensino.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.