Logo PUCPR

AS CONTRIBUIÇÕES DA CIÊNCIA DA FELICIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO: UM LEVANTAMENTO DA RELAÇÃO ENTRE A DISCIPLINA FELICIDADE E O ENFRENTAMENTO DAS PRESSÕES E SITUAÇÕES ADVERSAS NO MEIO ACADÊMICO

PEREIRA, Joao Victor Dos Santos ¹; ARRUDA, Angela Maria Pelizer De ²
Curso do(a) Estudante: Direito – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O início da vida acadêmica é desafiador para os estudantes devido as mudanças no cotidiano e o aumento das obrigações, podendo ocasionar sintomas de estresse, ansiedade e depressão. No entanto, a disciplina de Felicidade ensina importantes conceitos que podem auxiliar a adaptação e a superação dos desafios na universidade. OBJETIVOS: O objetivo dessa pesquisa é verificar se os conceitos lecionados na disciplina de Felicidade podem ser utilizados como ferramentas para enfrentar as pressões e situações adversas no meio acadêmico. MATERIAIS E MÉTODO: Foi feita uma revisão bibliográfica pautada em livros, artigos e pesquisas científicas que tratassem de pressões e situações adversas no meio acadêmico e conceitos aplicados em Felicidade, bem como uma pesquisa de campo com estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Câmpus Londrina, por meio do método Hipotético-Dedutivo. RESULTADOS: Foi constatado que os estudantes da PUCPR possuem uma autoavaliação de felicidade alta, bem como que 39% dos estudantes consideram que o impacto do meio acadêmico em problemas psicológicos e/ou emocionais é muito alto. Além disso, foi possível constatar que a Ciência da Felicidade, conhecida pelos estudantes da PUCPR – Câmpus Londrina por meio da disciplina de mesmo nome é de grande ajuda para o enfrentamento das pressões e situações adversas comuns no meio acadêmico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa atingiu seus objetivos ao constatar como as pressões e situações adversas impactam no ambiente universitário onde a disciplina de Felicidade é ofertada de maneira eletiva, demonstrando que a revisão literária está correta e que os conceitos lecionados podem e devem ser utilizados para diminuir os impactos sofridos pelos universitários.

PALAVRAS-CHAVE: Felicidade; Desenvolvimento; Universitário; Pressões; Situações Adversas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.