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FAÇA VOCÊ MESMO: MODA AFETIVA, PROCESSOS E CARACTERÍSTICAS CRIATIVAS

FAGUNDES, Roberta Helena Perrotta ¹; DUARTE, Gabriela Garcez ²
Curso do(a) Estudante: Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A seguinte pesquisa analisa o conceito da prática de D.I.Y (do it yourself) por meio do contexto da subcultura punk e na contemporaneidade, evidenciando seu caráter identitário e a possibilidade de contribuição no Design para a sustentabilidade. Para tanto, apresenta uma pesquisa teórica sobre o que é Moda, a identidade cultural dos jovens por meio de modos de consumo e estratégias do Design para sustentabilidade com enfoque no D.I.Y.. OBJETIVOS: Possui como objetivo investigar jovens brasileiros praticantes do D.I.Y., com o propósito de compreender suas características e processos criativos, visando ampliar sua contribuição para a Moda voltada ao desenvolvimento sustentável. MATERIAIS E MÉTODO: Dessa maneira, além do referencial teórico, foi desenvolvida uma pesquisa na rede social TikTok, com a finalidade de observar os processos e resultados criativos que compreendem o D.I.Y. e organizado o material imagético levantado, a fim de analisar e compreender as principais características dos resultados estéticos. Após a coleta de dados e a análise das mesmas, ficou em evidência que a influência da estética punk ainda está presente no D.I.Y. contemporâneo. RESULTADOS: Foi levantado que a maior parte do D.I.Y. se fez a partir de vestuários já existentes com o uso da customização. Notou-se também, o uso de aviamentos – os quais foram utilizados demasiadamente pelos jovens – em vestuários. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Visto que a maioria não eram pessoas especializadas em costura, foram observados ainda, processos pautados na tentativa e erro, em busca de aprendizado. Fato que destaca a não obrigatoriedade de profissionalidade na área de corte e costura nestas práticas. Contudo, de um modo geral, pode-se afirmar que ao recorrer ao D.I.Y., os jovens promovem o prolongamento da vida útil do produto.

PALAVRAS-CHAVE: 1. D.I.Y.; 2. Sustentabilidade; 3. Design de moda; 4. Consumo; 5. Expressão.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.