MAPEAMENTO SISTEMÁTICO SOBRE JOGOS SÉRIOS E EDUCACIONAIS QUE APRESENTEM CIENTISTAS NA ÁREA DE TECNOLOGIA
INTRODUÇÃO: Com o crescimento do conceito STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) e as questões sociais periféricas referentes ao tema, surge uma crescente preocupação internacional em atrair mais meninas para a área de tecnologia. Uma das alternativas para aumentar a atenção de meninas para o tema é a utilização de jogos digitais, pois através dessa ferramenta é possível criar uma melhor reflexão sobre os temas abordados. OBJETIVOS: Nesta pesquisa tivemos como objetivo mapear jogos digitais e analógicos que abordem a presença de mulheres cientistas na área de tecnologia, utilizando como método a técnica de mapeamento sistemático. MATERIAIS E MÉTODO: Após uma longa pesquisa manual e análise individual dos jogos, obtivemos como resultado que dos diversos jogos encontrados com o tema de ciência em diferentes sites agregadores de jogos (Como por exemplo, Steam, itch.io e Play Store), além da presença massiva de jogos de conteúdo adulto, onde ocorre a objetificação da mulher em espaços científicos. RESULTADOS: Somente 30 jogos passaram pelos filtros estabelecidos no estudo (Se a mulher é protagonista no jogo, se o jogo possui cientistas, se pelo menos metade destes cientistas são mulheres, se a mulher possuí papel cientifico no jogo e se é um jogo educacional/sério) e destes, somente 10 jogos alcançaram o padrão desejado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É possível concluir, portanto, que existe uma falta alarmante de jogos onde a mulher possuí protagonismo no desenvolvimento científico e que existe uma grande oportunidade para a criação de diversos jogos sérios e educativos que criem um espaço seguro e incentivem mulheres a buscarem a pesquisa, a ciência e a tecnologia como profissão.
PALAVRAS-CHAVE: Jogos Digitais; Mulheres em STEAM; Mulheres na Ciência; Jogos Sérios sobre Ciência; Jogos Educacionais sobre Cientistas