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LÍNGUA PORTUGUESA NA PROVA DO ENEM: REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA LINGUÍSTICA TEXTUAL

COSTA, Maria Luiza De Vasconcelos ¹; COSTA, Sandra Batista Da ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A Linguística Textual (LT) desempenha um papel significativo no ensino de língua portuguesa (LP), visto que seus pressupostos estão presentes em documentos da educação básica que fundamentam o ensino de LP. OBJETIVOS: Este estudo tem como foco a análise de pressupostos da Linguística Textual aplicados às questões objetivas de LP presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM, prova que tem influenciado, desde a sua primeira aplicação, o ensino de língua nas escolas brasileiras. Esta pesquisa busca responder a seguinte questão: Como os pressupostos da Linguística Textual (LT) estão sendo abordados nas questões objetivas de língua portuguesa do ENEM, entre 2018 e 2022? MATERIAIS E MÉTODO: Examinam-se o Documento Básico do ENEM (Brasil, 2002), a Matriz de Referência (Brasil, 2009), bem como a BNCC (Brasil, 2018), a fim de identificar a presença de elementos da Linguística Textual nas competências e habilidades descritas. Para entender como aspectos da Linguística Textual são abordados em questões objetivas de língua portuguesa nas provas do ENEM, recorre-se aos estudos de Miguel (2015), Piske e Veloso (2020), bem como ao trabalho de Gondim e Silva (2023). Além disso, retoma-se, com vistas ao aprofundamento de leitura e análise, o trabalho desenvolvido por Koch (1999, 2002, 2003, 2015), Antunes (2010), Koch e Elias (2006) e Marcuschi (2008). RESULTADOS: Ao analisar as seis questões do corpus, constatou-se que a prova de língua portuguesa do ENEM, seguindo as diretrizes da BNCC e demais documentos que regem os currículos da educação básica, centra a sua abordagem no texto e nos gêneros discursivos, com foco no desenvolvimento das habilidades leitoras nos estudantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desse modo, observou-se a relevância da Linguística Textual no ensino de LP e o consequente impacto desses pressupostos na principal avaliação de ingresso no ensino superior. Mas, não foram encontradas questões que abordam os gêneros digitais e suas especificidades, tema que recebe destaque na BNCC e estudos atuais da LT.

PALAVRAS-CHAVE: Linguística Textual; 2. ENEM; 3. Competências; 4. Língua Portuguesa; 5. Gêneros Discursivos.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.