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A PEDAGOGIA ESPIRITUAL DE TERESA DE JESUS SOB A PERSPECTIVA DA OBRA “CAMINHO DE PERFEIÇÃO” APLICADA À REALIDADE UNIVERSITÁRIA

MOREIRA, Matheus Augusto ¹; FERREIRA, Valdecir ²; PEREIRA, Fabio Inacio ²
Curso do(a) Estudante: Teologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Câmpus Maringá

INTRODUÇÃO: No ritmo frenético do mundo hodierno, urge a necessidade de uma espiritualidade que responda aos anseios mais profundos do homem moderno. Com o crescimento de diversos transtornos psíquicos advindos de um ritmo de cada vez mais incessante, encontramos, na obra de uma santa espanhola, princípios comuns de espiritualidade aplicáveis ao âmbito acadêmico e suas demandas, entendendo-o sempre como um ambiente que abrange uma enorme pluralidade. OBJETIVOS: Explanar a pedagogia de Santa Teresa d’Ávila implícita na obra Caminho de perfeição, tendo em vista uma aplicação prática para o ambiente e contexto universitário como meio efetivo de desenvolvimento da espiritualidade. MATERIAIS E MÉTODO: Para tal finalidade, organizamos este projeto sob três pilares fundamentais: o primeiro diz respeito a uma fundamentação epistemológica da pedagogia teresiana; o segundo pretendeu fazer uma leitura da realidade universitária no Brasil, sobretudo no que tange aos aspectos relacionados à espiritualidade dos estudantes; o terceiro buscou encontrar na obra supracitada pontos concretos de aplicação na realidade em questão. Foram utilizados, além da obra em questão, amplo levantamento bibliográfico de comentadores especializados nos respectivos assuntos. RESULTADOS: Do primeiro, se conclui que embora suas percepções sejam tomadas de experiências profundamente subjetivas, há nela princípios universais de espiritualidade que se aplicam em ambientes com ampla diversidade cultural. Do segundo, concluiu-se que a espiritualidade é hoje um importante ponto a ser incentivado, embora na contemporaneidade, por diversos fatores, seja relegada a segundo plano. Ela contribui também para a prevenção de transtornos psíquicos comuns ao ritmo social que se impõe. Do terceiro, foram extraídas e relacionadas com a prática universitária o exercício das virtudes consoantes ao desenvolvimento espiritual proposto por Teresa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Embora não tenha sido possível aplicar a pesquisa de campo e as oficinas propostas no início do projeto, o levantamento bibliográfico nos proporcionou reflexões importantes a respeito dos temas propostos, sobretudo no que tange a uma espiritualidade que para ser efetiva precisa ser exercida e traduzida em atitudes concretas. Apesar das relações complexas se estabelecerem cada vez mais no tecido social, a espiritualidade é algo que ainda está implícita no coração humano, entendida como busca pelo contato com algo que seja transcendente. O tema também abre importantes pontos de reflexão que tangem a diversas áreas do conhecimento, proporcionando possibilidades de uma análise interdisciplinar.

PALAVRAS-CHAVE: Espiritualidade; Teresa de Jesus; Mística; Universitária; Virtudes.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.