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CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO “SABER SER” NA DISCIPLINA BUSINESS LAB SUSTENTAR, DE ACORDO COM A MATRIZ POR COMPETÊNCIAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA PUCPR – CAMPUS LONDRINA

BERGAMINI, Isabela Alves ¹; TERRA, Vania Aparecida ³; CARVALHO, Henrique Ceciliato De ²
Curso do(a) Estudante: Administração – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Administração – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Segundo Neto (2021), a partir de uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, foi identificado um conjunto de competências, habilidades e atributos gerais presentes em praticamente todas essas diretrizes. Este projeto se propõe a desenvolver uma estratégia que avalie de forma clara o Saber Ser dos estudantes durante sua vida acadêmica na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Londrina, especificamente na disciplina Business Lab Sustentar, lecionada no quinto período do curso de Administração. Isso visa adaptar os métodos avaliativos a fim de tornar as estratégias utilizadas pelo docente mais assertivas, eficazes e acessíveis para os alunos. OBJETIVOS: Elaborar critérios de avaliação (rubricas) adaptáveis à realidade da disciplina Business Lab Sustentar do 5º período do curso superior de Administração da PUCPR campus Londrina. a) Validar material de apoio: Indícios Atitudinais do Saber Ser elaborado pelo NEP Londrina, para elaboração de materiais pedagógicos na disciplina Business Lab Sustentar. b) Avaliar qualitativamente a eficácia dos materiais pedagógicos elaborados para o desenvolvimento e avaliação da dimensão do Saber Ser integrado ao Saber Fazer. MATERIAIS E MÉTODO: Inicialmente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada no vocabulário do conceito de competência e sua aplicação no contexto do curso superior de Administração. Em seguida, utilizando a matriz curricular do curso, procedeu-se ao mapeamento da disciplina Business Lab Sustentar. Em seguida, considerando o material desenvolvido pelo NEP Londrina, “Indícios Atitudinais do Saber Ser da PUCPR”, foram avaliados quais Saberes Ser estavam relacionados ao RA da disciplina. RESULTADOS: Nenhum dos indícios do Saber Ser representa de maneira exata os Saberes Ser da disciplina Business Lab Sustentar que são “iniciativa”, “persistência” e “trabalho em equipe”. Porém, é possível criar comparações com alguns Saberes-Ser em ação, sendo eles: enquanto o Saber Ser “persistência” relaciona-se com o indício “dedicação”, o Saber Ser “iniciativa” com algumas ações do indício “autonomia”; e o Saber Ser “trabalho em equipe” com “cooperação”. Com o auxílio do orientador, a fim de aprimorar a eficácia do método de Avaliação 360º, foram definidos níveis de proficiência como: principiante (0%-39%), aprendiz (40%-69%), suficiente (70%-85%) e proficiente (86% a 100%). Isso permitiu iniciar o desenvolvimento das rubricas de avaliação baseadas nesses níveis e nos Saberes Ser em ação. Assim, ao mapear a disciplina e criar uma planilha no Excel, foi possível elaborar as rubricas com base nas competências, nos resultados de aprendizagem e nos Saberes Ser em ação. Para isso, dividiu-se a avaliação em diferentes níveis de proficiência e desenvolveu-se as rubricas correspondentes a cada um desses níveis, com o propósito de facilitar a avaliação dos estudantes pelo professor, considerando os Saberes Ser internalizados na disciplina. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A construção das rubricas permitiu perceber que os saberes-ser da disciplina não estavam expressos claramente no guia. Isso levou à necessidade de criar uma relação direta entre os saberes-ser em ação, conforme alguns indícios do guia, e os saberes-ser da matéria para a construção das rubricas.

PALAVRAS-CHAVE: Competências; Educação Superior; Avaliação 360°; Saber Ser.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.