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A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE MEDICINA AO FINAL INTERNATO: VALORES E SENTIDO DA PROFISSÃO

BOEHM, Christopher ¹; FRANCO, Renato Soleiman ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A identidade profissional na medicina é uma das dimensões de Identidade que influencia diretamente como os estudantes se percebem e agem como futuros médicos. Este estudo investiga a formação da identidade profissional e moral de estudantes de medicina ao final do internato, analisando fatores externos e internos que contribuem para este processo. OBJETIVOS: Analisar os processos de formação da identidade profissional e moral de estudantes de medicina ao final do internato. Identificar inseguranças e conflitos na prática profissional; avaliar o impacto da socialização durante a formação médica; e analisar o modelo de cuidado adotado pelos estudantes próximos da prática profissional. MATERIAIS E MÉTODO: Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da PUCPR (CAAE: 45582921.7.0000.0020). Estudo qualitativo transversal feito com grupos focais e entrevistas narrativas semiestruturadas conduzidas virtualmente. Dez estudantes participaram voluntariamente e foram organizados em três grupos. As entrevistas foram transcritas e interpretadas usando análise temática. Também foi utilizada a análise posicional para avaliar a entrevista de um estudante. RESULTADOS: Os dados revelaram quatro categorias principais pela análise temática: paciente como figura central, sensibilidade, personalidade e conflitos morais, dentre as quais há temas que identificam padrões de respostas dos acadêmicos. Na análise posicional encontra-se um discurso de conflito moral com sofrimento e marcada hierarquia médica e mediação entre o médico e o paciente. Os estudantes expressaram inseguranças relacionadas ao conhecimento médico e à comunicação. Valores marcado através das falas são: beneficência, não maleficência, construção contínua, multidisciplinaridade, excelência, centralidade no paciente. Os conflitos morais envolvem em especial situações diretas com o paciente. O resultado do processo de socialização e aprendizagem dos estudantes é um cuidado integral do paciente com busca por excelência. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados indicam que o processo de formação da identidade profissional é complexo e influenciado por múltiplos fatores, em especial a socialização em ambientes práticos e as interações com pacientes, médicos e colegas.

PALAVRAS-CHAVE: Identidade Profissional; Acadêmicos; Internato; Socialização; Medicina.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.