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(IR)RACIONALIDADE NA ECONOMIA COMPORTAMENTAL: AS PERSPECTIVAS DE KAHNEMAN E ARIELY

GONÇALVES, Fernanda Oliveira ¹; JACINTO, Lucas Casonato ²
Curso do(a) Estudante: Ciências Econômicas – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Econômicas – Escola de Negócios – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O conceito de racionalidade sempre foi importante na economia, desde os primórdios, exemplificado pelo uso do termo homo economicus, que retrata o ser humano como plenamente racional. Contudo, com o surgimento da Economia Comportamental como um campo de estudo por volta de 1970, o conceito de racionalidade foi revisitado, especialmente por Amos Tversky e Daniel Kahneman.Esse novo enfoque, baseado em estudos psicológicos, abriu caminho para novas investigações sobre o tema. Assim, em 2008, o autor ficou famoso ao popularizar a área, o psicólogo Dan Ariely, contribuindo significativamente para o campo da Economia Comportamental. OBJETIVOS: O trabalho investiga as perspectivas de dois renomados pesquisadores da Economia Comportamental, Daniel Kahneman e Dan Ariely, sobre o conceito de racionalidade na tomada de decisões. O objetivo é analisar as visões desses autores para identificar pontos de convergência e divergência em suas obras. O objetivo geral deste projeto é investigar a definição do conceito de racionalidade segundo os princípios da Economia Comportamental. Estudar as obras de Kahneman (2012, 2021) e Ariely (2008, 2010, 2012) para compreender em quais momentos os conceitos se assemelham e em quais momentos divergem. Pretende-se analisar as definições de racionalidade e vieses conforme entendidas por Kahneman e Ariely, identificando pontos de convergência e divergência entre suas interpretações sobre o tema. Além disso, será possível analisar outros conceitos divergentes ente os autores. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia envolve a análise das obras selecionadas de cada autor, buscando compreender o uso do termo “racionalidade” em seus contextos e explorar possíveis relações entre eles. RESULTADOS: Os resultados destacam diferenças nas abordagens de cada autor, evidenciando a complexidade do conceito de racionalidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As diferenças de abordagem não são mutuamente exclusivas, mas sim complementares, mostrando como diferentes ângulos de estudo dentro do mesmo campo podem enriquecer a compreensão sobre a racionalidade. Kahneman foca mais na descrição dos processos mentais subjacentes, enquanto Ariely explora as implicações práticas e como esses vieses podem ser manipulados em diferentes contextos.

PALAVRAS-CHAVE: 1 Economia Comportamental; 2 Daniel Kahneman; 3 Dan Ariely; 4 Racionalidade;

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.