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VALIDAÇÃO DE UM LÉXICO DE FIGURAS DA PRANCHA DE EDIÇÃO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES COMPLEXAS DE COMUNICAÇÃO

COSTA, Luana Maria Corrêa Vidal ¹; ESPINOLA, Mariana De Mello Gusso ³; ESPINOLA, Mariana De Mello Gusso ²; NOHAMA, Percy ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia De Computação – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A paralisia cerebral (PC) é uma das condições que compromete a fala infantil, podendo ser considerada grave pela sua epidemiologia, uma vez que acomete cerca de 1,2% (8,1 milhões) das crianças de até 5 anos de idade no contexto mundial. A comunicação alternativa e ampliada é utilizada para a comunicação de pessoas com necessidades complexas de comunicação, é essencial que os pictogramas utilizados sejam validados para a população a quem se destinam. OBJETIVOS: Essa pesquisa teve como objetivo geral “Validar figuras do léxico da Prancha de Edição de Comunicação Alternativa e Ampliada (AMPLISOFT) com a categoria de vocabulário usado no contexto diário para crianças de 8 a 12 anos sem ou com necessidades complexas de comunicação”. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada uma análise dos pictogramas reprovados em pesquisa prévia realizada com adultos para o uso no contexto diários, levantando quais características poderiam ser confusores que causaram a reprovação, dessa maneira, pode-se traçar quais características poderiam ser melhoradas para replanejamento das figuras reprovadas. Três questionários foram preparados para a validação das categorias com as figuras selecionadas, para isso, foi utilizada a plataforma Qualtrics. Dois questionários tem 35 perguntas e um tem 36. RESULTADOS: Levando em conta o exposto nos resultados, é perceptível que há mais substantivos reprovados, tendo em vista que eram a maioria. Além disso, as palavras não aprovadas possuem maior complexidade (como termômetro e riacho), com chances de crianças não possuírem esse nível de vocabulário. Os pictogramas reprovados, em sua maioria substantivos, tinham conceitos abstratos difíceis de interpretar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O léxico tem validade, no entanto precisa de aprimoramento.

PALAVRAS-CHAVE: Pictograma; CAA; Amplisoft; Crianças; Comunicação

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.