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TUDO É CORPO: CARTOGRAFIA DE PROCESSO DE CRIAÇÃO

ZANELLA, Julia Roberta ¹; SEJANES, Thalita Alves ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado Em Artes Visuais – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Artes Cênicas – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A produção artística envolve presença, espaço e um corpo que se afeta pelo meio em que está inserido. OBJETIVOS: Esta pesquisa objetivou mapear um processo de criação em artes visuais da própria autora, de modo que aponta intensidades, desejos e afetos que orientam os caminhos desta produção que intersecciona os temas corpo e cidade. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia cartográfica proposta por Gilles Deleuze e Félix Guattari e articulada por Suely Rolnik (2009) foi escolhida por operar com a capacidade do corpo de perceber e expressar essa percepção de mundo, que intervém e transforma as paisagens psicossociais que, no caso das artes visuais, materializam mapas do processo de criação de uma obra de uma estudante-pesquisadora-artista no início de sua produção artística. A constituição dos dados contou com a invenção de procedimentos para o estudo de campo inspirados pela artista Eleonora Fabião (2020), formando programas de ações para executar no espaço público, movimentando essa criação. RESULTADOS: Com base nas ações que aconteceram no centro da cidade de Curitiba, foi elaborado um diário de bordo que inclui escritos e desenhos feitos em nanquim sobre papel, assim como fotografias, em que a artista registrou seus interesses e os efeitos que transformaram o seu corpo e a cidade mediante sua intervenção. O trabalho contou com a análise desses documentos de processo de criação, a partir de um percurso proposto pela semiologista Cecília Almeida Salles (1998), contribuindo na investigação das abordagens do movimento criador, destacando algumas etapas da construção da obra, em que processos singulares de artistas se aproximam. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esse formato de pesquisa cartográfica dos processos da artista torna seus movimentos de criação tangíveis ao coletivo e possibilita pensar o próprio ato criador. Resultado que contribui para estudos interdisciplinares, pois revela uma experiência singular em conexão com o mundo, com a qual a arte realiza sua produção de conhecimento.

PALAVRAS-CHAVE: Cartografia; Processo de criação; Artes Visuais; Corpo; Cidade.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.