Logo PUCPR

EDUCAÇÃO ABERTA E ESCOLARIZAÇÃO ABERTA NO PROJETO CONNECT

AMARAL, Luís Gustavo ¹; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz ³; TORRES, Patricia Lupion ²
Curso do(a) Estudante: Design – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O presente relatório inicia-se com a educação tradicional enfrentando grandes desafios na adaptação de soluções atuais para sua eficiência, como o acesso igualitário ao conhecimento, a flexibilidade e a personalização do ensino. Neste cenário, os Recursos Educacionais Abertos (REA) aparecem como uma solução promissora para cada vez mais democratizar a educação e promover uma escolarização mais aberta e inclusiva. OBJETIVOS: Objetivo Geral: Desenvolver REAs com que possibilitem a criação de meios de audiovisual e aprimorar soluções propostas no desenvolvimento de vídeos.
Objetivos Específicos : Discriminar os conceitos de educação aberta, escolarização aberta (open schooling) e os recursos educacionais abertos seguindo novas perspectivas de novos autores; Identificar o processo da educação e escolarização aberta na atualidade; Levantar as contribuições do audiovisual e ensino a distância com o REA. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi realizada em duas etapas metodológicas distintas. O método de pesquisa bibliográfica tem como objetivo obter informações sobre um tema específico através da leitura de livros, dissertações e artigos, dentre outros meios de publicação (GIL, 2017). A pesquisa também foi apoiada pela metodologia Design Thinking. A mesma permite criar artefatos úteis para o contexto apresentado e analisado. RESULTADOS: Com os direcionamentos de criação de um recurso educacional aberto e como funciona o esquema de educação aberta, foi possível compreender a junção desses conceitos ao conceito do audiovisual. Isso se dá quando o audiovisual é uma potencial ferramenta de ação como recurso educacional aberto. Ainda foi criado um Guia de Produção audiovisual com base nos conhecimentos adquiridos nas pesquisas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O crescimento de novas tecnologias e recursos educacionais estão cada vez mais acelerados. Isso é visto na utilização de conteúdos audiovisuais no âmbito educacional, como no Projeto Connect. A análise do Guia produzido permite reflexões mais aprofundadas das etapas que os alunos enfrentam para atingir o conhecimento. Essas reflexões são cruciais para para aperfeiçoar o trabalhos dos professores e aumentar a qualidade e eficiência dos materiais produzidos.A melhoria contínua no Guia de Produção Audiovisual 2.0 ilustra uma abordagem reflexiva, focando não somente na criação de conteúdos de qualidade, mas também na otimização do processo de aprendizado do aluno. Ao considerar a retenção de atenção, a conexão humana e a personalização do conteúdo, é possível aproximar mais os alunos do material apresentado, tornando o aprendizado mais envolvente e eficiente.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Recursos Educacionais Abertos; 2. Audiovisual; 3. Educação Aberta; 4. Escolarização Aberta; 5. Democratização do Ensino.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.