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IMPACTOS DE PROBLEMAS DO SONO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

SULZBACHER, Thainara ¹; GODOY, Maria Clara Jaeger ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Câmpus Londrina – Câmpus Londrina
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A ocorrência de comorbidades que afetam significativamente a qualidade de vida no Transtorno do Espectro Autista (TEA) é bastante comum, sendo uma das principais os problemas de sono. Apesar destes serem frequentes em crianças autistas, é possível notar a escassez de publicações nacionais e materiais na língua portuguesa sobre a temática. OBJETIVOS: O presente estudo objetiva discutir os impactos de problemas de sono em crianças diagnosticadas com TEA, considerando-se a importância que o sono possui para o desenvolvimento infantil e as possíveis consequências de suas alterações. MATERIAIS E MÉTODO: Foi conduzida uma revisão integrativa de literatura, com busca no portal de periódicos CAPES utilizando descritores: “Autism Spectrum” AND “Children” AND “Sleep Problems”. Foram incluídos artigos publicados entre 2019 e 2024, disponíveis em português ou inglês, revisados por pares e com acesso livre em sua íntegra. Foram excluídos estudos não alinhados com os objetivos da pesquisa, publicações editoriais, apresentações em conferências/congressos, artigos duplicados e retratados. RESULTADOS: Foram selecionados 18 artigos, todos publicados em inglês. Observou-se que a maior parte dos estudos fez uso de questionários em sua coleta de dados, particularmente o Questionário de Hábitos de Sono das Crianças (CSHQ). Em menor escala, alguns artigos utilizaram medidas diretas complementares, como actigrafia e indicadores de melatonina. De modo geral, os estudos que utilizaram o CSHQ sugerem que a prevalência de distúrbios do sono em crianças com TEA é significativamente maior do que em crianças com desenvolvimento típico. Além disso, resultados do CSHQ apontam a sonolência diurna como um dos problemas de sono predominantes em crianças autistas, seguida pela resistência para dormir e parassonias. Ainda, crianças autistas tem mais dificuldade para iniciar o sono e alta frequência de despertares noturnos, apresentando maiores índices de ansiedade relacionada ao sono. Foram encontradas correlações entre problemas de sono e uma série de variáveis, como problemas afetivos, arritmia sinusal respiratória, alterações dos níveis de melatonina, estereotipias, temperatura corporal, sintomas gastrointestinais, déficits de aprendizagem e atenção, presença de agressividade e alterações de linguagem. Além disso, foi identificado que esses problemas não afetam apenas as crianças, mas também têm um impacto substancial sobre os cuidadores, aumentando os níveis de estresse/ansiedade e diminuindo a qualidade de vida familiar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A qualidade de sono de crianças com TEA pode ser influenciada por vários fatores, como idade, presença de outras comorbidades/transtornos, rotina, aspectos sociais, demográficos e econômicos, fatores fisiológicos e genéticos, impactos da quarentena da pandemia do COVID-19. Isto posto, observou-se que a qualidade do sono possui impactos significativos em características do espectro, como dificuldades de linguagem, padrões repetitivos/restritos, além de aspectos emocionais e comportamentais. Futuras pesquisas devem ser realizadas para aprimorar a compreensão das variáveis discutidas no presente estudo, contribuindo para a promoção da qualidade de vida e tratamento dos problemas de sono em crianças autistas.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Transtorno do Espectro Autista; 2. Problemas de sono; 3. Crianças.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.