Logo PUCPR

FORMAÇAO DE PROFESSORES EM ESCOLARIZAÇAO ABERTA

DAMACENO, Isabel Carreiro ¹; KOWALSKI, Raquel Glitz ³; TORRES, Patricia Lupion ²
Curso do(a) Estudante: Design – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A Escolarização aberta é um modo de ensino que busca transformar o processo educacional tradicional em um ambiente mais dinâmico, inclusivo e flexível e adaptar os interesses, habilidades e ritmo de aprendizagem de cada aluno. Os estudantes possuem maior participação na construção de seu próprio conhecimento, promovendo maior flexibilidade, personalização e autonomia para os estudantes. OBJETIVOS: Objetivo Geral: Desenvolver um recurso educacional aberto visando a de formação de professores sobre escolarização aberta. Objetivos Específicos: Realizar o levantamento do estado da arte sobre características dos recursos educacionais abertos visando a produção de material de qualidade; Desenvolver um recurso com uma fonte legível, com imagens com a licença aberta; Criar um projeto gráfico da capa e das páginas internas do recurso educacional aberto; Avaliar e analisar pesquisas para ter bons fundamentos para o recurso aberto. MATERIAIS E MÉTODO: Na primeira etapa dessa investigação foi realizado um levantamento do estado da arte. Durante os meses de estudo foram feitas pesquisas bibliográficas em artigos, livros e bases de dados acadêmicas para o embasamento e a realização desse projeto. Teve como intuito o desenvolvimento de um recurso educacional aberto para formação dos professores em escolarização aberta. RESULTADOS: Como resultado final desse relatório foi desenvolvido um guia de formação de professores em escolarização aberta. O guia foi dividido em oito capítulos, sendo eles: Habilidades Pedagógicas Flexíveis, Personalização do Aprendizado, Tecnologia e Ferramentas Educacionais, Avaliação Diagnóstica, Aprendizagem Colaborativa, Aprendizagem Autodirigida, Ensino Híbrido e Metodologia Ativa. O guia tem o intuito de mostrar para os professores um caminho de como aplicar a escolarização aberta com os alunos, de forma objetiva e clara para facilitar a compreensão do conteúdo, além de acompanhar, orientar e transmitir informações para os professores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi desenvolvido um recurso educacional aberto visando a de formação de professores sobre escolarização aberta, realizando pesquisas bibliográficas em artigos, livros e bases de dados acadêmicas para a criação de um material com qualidade, tanto na parte de conteúdo quanto qualidade no design, como fontes legíveis e boa diagramação. A única mudança feita foi no uso de imagens, durante o processo não foi visto a necessidade de colocar, mas no lugar possui infográficos informativos, que além de facilitar o entendimento deixa mais dinâmica a leitura.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Escolarização; 2. Professores; 3. Alunos; 4. Ensino; 5 Aprendizagem.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC.