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8ª ETAPA: SIGNIFICADOS E FUNÇÕES DE ’ELOHIM (אֱלֹהִים), E HA’ELOHIM (הָאֱלֹהִ֔ים) EM VERSÍCULOS SELECIONADOS DO PENTATEUCO

NEDEL, Eduarda ¹; DIETRICH, Luiz Jose ²
Curso do(a) Estudante: Licenciatura Em Ciências Sociais – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Introdução: Desafiando as crenças tradicionais, novas descobertas arqueológicas mostram que Israel nem sempre foi monoteísta, mas que passou por um processo de transição do politeísmo ao monoteísmo. Este projeto aprofunda pesquisas anteriores e demonstra que, antes das imposições religiosas dos reis Ezequias e Josias, existia em Judá e em Israel o culto aos Ancestrais Divinizados (’Elohim). E a partir de um conjunto de versículos do Código da Aliança (Ex 20,23 – 23,19), investiga o culto e as funções dos ‘Elohim no Antigo Israel pré-exílico, destacando suas funções na vida cotidiana das famílias camponesas do norte de Israel. OBJETIVOS: O objetivo geral do projeto é aprofundar a compreensão da religião do Antigo Israel, destacando sua concepção politeísta no período pré-exílico. Especificamente, busca-se entender a divindade chamada de ’Elohim em versículos onde a ação de ’Elohim é descrita no plural, sugerindo um conjunto de divindades (Ex 21,6; 22,7 e 22,8). Isso inclui a tradução destes versículos e a análise dos textos destacando características, funções e importância dos ’Elohim na vida cotidiana e na estruturação das famílias e vilas camponesas do Antigo Israel. MATERIAIS E MÉTODO: Materiais e Métodos: A pesquisa usou o software BibleWorks, gramáticas e dicionários para a tradução do hebraico para o português; a comparação das traduções obtidas com o “Antigo Testamento Interlinear Hebraico Português”, e com as principais Bíblias em uso no Brasil 1) Bíblia de Jerusalém; 2) Bíblia Ave Maria; 3) Tradução Ecumênica da Bíblia; 4) Bíblia da CNBB; 5) Bíblia Sagrada Almeida, revista e corrigida; 6) Bíblia Sagrada Almeida, revista e atualizada; 7) Nova Bíblia Pastoral; finalizando com um estudo etnográfico para entender as características e funções dos ‘Elohim nesses versículos. RESULTADOS: Resultados: Êxodo 21,6; 22,7 e 22,8 revelam diversas funções dos ‘Elohim como, ancestrais divinizados, na sociedade israelita antiga. Em Êxodo 21,6, ‘Elohim testemunham o ritual em que o servo, após cumprir seu contrato de seis anos, formaliza seu compromisso de permanecer permanentemente com a família que o acolheu. Em Êxodo 22,7 e 22,8, os ‘Elohim têm um papel judicial em disputas de propriedade, onde os acusados fazem juramentos “diante dos ‘Elohim” para provar sua inocência. As três situações analisadas acontecem diante dos ‘Elohim, possivelmente representados por imagens ou terafim. A crença na punição divina dos ‘Elohim assegura a veracidade dos juramentos, reforçando a paz e a solidariedade na comunidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclusão: A tradução e o estudo de Êxodo 21,6; 22,7 e 22,8 revelam a complexidade da compreensão de ‘Elohim’ no contexto bíblico. A substituição de ‘Elohim por “juízes” ou simplesmente por “Deus”, no singular, como fazem certas Bíblias, simplifica a teologia israelita, ignorando a profundidade e a importância dos rituais em torno deles. A pesquisa revela a importância das teologias, crenças, leis e rituais para a manutenção das relações de solidariedade e a identidade religiosa e cultural de Israel. Em suma, compreender ‘Elohim’ em seu sentido original e plural enriquece a interpretação bíblica e promove um diálogo interdisciplinar entre história, religião e sociologia.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Ancestrais Divinizados; 2. Elohim; 3. Antigo Israel; 4. Monoteísmo; 5 Tradução da Bíblia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.