Logo PUCPR

CRIAÇÃO DE REA PARA O PROJETO CONNECT: JOGO EDUCATIVO

DITTERT, Beatriz Weege ¹; TORRES, Patrícia Lupion ³; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz ²
Curso do(a) Estudante: Design – Escola de Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Design – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O Projeto Connect é um projeto internacional de origem europeia que busca utilizar a escolarização aberta para motivar e encorajar jovens a seguir carreiras científicas. Para isso, o Connect apoia a adoção de um ensino aberto nas escolas e a integração de ações científicas em seu currículo básico, bem como a integração da escola com as famílias, a comunidade, empresas e universidades. (CONNECT, 2020). O projeto se fundamenta nos alicerces: importar-se – conhecer – fazer (care – know – do) para possibilitar a integração entre conhecimentos e habilidades adquiridas dentro e fora da escola. OBJETIVOS: 2.1 OBJETIVO GERAL
Este projeto de Iniciação Científica tem por objetivo desenvolver um Recurso Educacional Aberto e implementá-lo em no mínimo uma escola. Este recurso também será disponibilizado na plataforma Connect.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Levantamento teórico de temas relacionados à escolarização aberta;
II. Levantamento sobre REA’s já existentes;
III. Levantamento sobre jogos educacionais e suas aplicações em escolas;
IV. Desenvolvimento de um REA do tipo jogo;
V. Aplicação do REA desenvolvido junto a alunos e professores;
VI. Análise da aplicação do REA. MATERIAIS E MÉTODO: Ao longo do desenvolvimento do repertório teórico deste relatório a metodologia científica aplicada foi a de pesquisa exploratória. As pesquisas exploratórias têm por objetivo familiarizar-se com o fenômeno ou obter uma nova percepção dele e descobrir novas ideias. (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007).
A pesquisa exploratória visa proporcionar maiores informações sobre um assunto investigado, familiarizar-se com o fenômeno ou conseguir nova compreensão desse, a fim de poder formular um problema mais preciso de pesquisa ou criar novas hipóteses. Pode ser também o passo inicial em um processo de pesquisa. (LEÃO, 2017). RESULTADOS: Os primeiros resultados da pesquisa vieram a partir de uma pesquisa teórica realizada a respeito dos temas ciência aberta, educação aberta, recursos educacionais abertos, creative commons e jogos educacionais. Compreender estes termos é essencial para o seguimento da pesquisa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O uso de Recursos Educacionais Abertos é muito benéfico para se trazer acessibilidade na área de educação. Eles permitem que pessoas de todas as classes sociais e idades, de qualquer lugar do mundo, aprendam a partir dos mesmos materiais, disponibilizados gratuitamente e de forma online. No entanto, ainda falta uma maior organização desta disponibilização de REAs, de forma que tanto quem visa disponibilizá-los quanto quem tem interesse em utilizá-los possam encontrá-los com maior facilidade.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Educação Aberta; 2. Recursos Educacionais Abertos (REA); 3. Jogos Educacionais; 4. Projeto Connect; 5 Protagonismo de Alunos.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa Fundação Araucária no programa PIBIC.