Logo PUCPR

O ENSINO DE MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: UM ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DO PARANÁ

SILVA, Isabela Marçal Da ¹; COSTA, Reginaldo Rodrigues Da ²
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O estudo se insere no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, na Linha de Pesquisa Teoria e Prática e, mais especificamente, com a temática das tecnologias educacionais e digitais. A importância deste estudo, além de contribuir com a produção de conhecimento acerca das tecnologias educacionais e suas implicações na constituição dos saberes docentes e nas práticas pedagógicas do componente curricular de matemática, permitiu ter acesso aos estudos realizados acerca da temática. OBJETIVOS: O estudo tem como objetivo geral realizar um levantamento tipo estado da arte, a partir dos programas de graduação, do estado do Paraná, em ensino de ciências e matemática da produção relacionado com as tecnologias educacionais e o processo educativo em matemática na educação básica. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica, Estado da Arte, com abordagem qualitativa em dois programas de educação científica (ensino de ciências) e educação matemática (ensino de matemática) do estado do Paraná. A partir dos descritores utilizados, a análise incidiu em cinco estudos que trataram das tecnologias educacionais relacionadas com o ensino da matemática. RESULTADOS: A partir da investigação realizada possível observar que as pesquisas relativas às tecnologias educacionais no ensino da matemática apresentam uma diversidade de enfoque e abordagens e nos mostram como os recursos tecnologias estão cada vez mais presente na vida dos professores e na sua prática pedagógica, na sua formação e no cotidiano as escolas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode-se observar que há uma tendência nas pesquisas de que, par além do uso como recursos as tecnologias também incidem sobre a formação docente, sendo, a temática ou o recurso utilizado para desenvolver processos formativos de professores.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias educacionais; ensino de matemática; estado da arte.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.