Logo PUCPR

INTERVENÇÕES LOCAIS COM DINÂMICAS METROPOLITANAS: INTEGRAÇÃO DE DADOS E ANÁLISES DO USO DO SOLO, DA PAISAGEM E DA MOBILIDADE URBANO-REGIONAIS DA LINHA VERDE, CURITIBA/PR

SILVA, Jaine Da ¹; PADILHA, Daniela Wipieski Martins ³; HARDT, Carlos ²
Curso do(a) Estudante: Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura E Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A Linha Verde pode ser considerada como sendo um Grande Projeto Urbano (GPU), com um caráter urbano-regional, remodelada para assumir a função de uma via estruturante inserida na malha viária da cidade de Curitiba/PR, deixando de apresentar características de rodovia. Atualmente, já se configura como sendo uma importante via para a mobilidade urbano-metropolitana e, potencialmente, relevante para o transporte público singrando a cidade de norte a sul, do bairro Pinheirinho ao Atuba. Esta pesquisa trata de aspectos institucionais da relação local-regional do projeto Linha Verde (LV), face ao uso e ocupação do solo, à paisagem e à mobilidade urbana. OBJETIVOS: O objetivo da pesquisa consiste em sistematizar as pesquisas anteriores realizadas sobre o projeto da Linha Verde, que aborda o tema enquadrando-o como sendo intervenções locais com dinâmicas metropolitanas, relacionadas ao uso e ocupação do solo, à paisagem e à mobilidade urbano-regional, de modo a permitir pesquisas futuras. MATERIAIS E MÉTODO: A análise incidiu sobre investigações de iniciação científica relacionadas aos temas específicos, elaborados entre os anos de 2013 e 2023. Tem-se como procedimentos metodológicos o levantamento e a análise qualitativa dos principais trabalhos que abordam o tema. Foi realizada sistematização cronológica a fim de analisar os dados obtidos, buscando coincidências, contraposições ou lacunas científicas. A pesquisa teve caráter analítico compilando informações e dados com os resultados obtidos para mensurar melhor a transformação urbana do projeto da LV, principalmente no que tange ao uso e ocupação do solo, à paisagem, com repercussão junto à mobilidade urbana. RESULTADOS: Resultados demonstraram que, de acordo com a então nova lei de zoneamento do uso e ocupação do solo de Curitiba, não é possível observar significativas mudanças de uso e ocupação do solo, havendo, por conseguinte pouca alteração na paisagem urbana. Sob ponto de vista da mobilidade, observa-se ter havido importante alteração física da via, mas com baixo aproveitamento de sua estrutura para o transporte público. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As análises realizadas e sistematizadas permitiram concluir que, de certa forma, o projeto da LV se mostra benéfico não só à Curitiba como à cidade metropolitana, também como um polo regional de integração norte – sul. Entretanto, sua configuração espacial ainda se mostra em certo descompasso com as inovações urbanas pretendidas.

PALAVRAS-CHAVE: 1. Linha Verde; 2. uso do solo; 3. mobilidade; 4. paisagem; 5. projeto urbano.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.