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AS PRODUÇÕES PDE DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

GARCIA, Melissa Tarasiuk Naufel ¹; COSTA, Reginaldo Rodrigues Da ²
Curso do(a) Estudante: Pedagogia – Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este estudo busca contribuir com a produção de conhecimento acerca das tecnologias educacionais e suas implicações na constituição dos saberes docentes e nas práticas pedagógicas do componente curricular de ciências da natureza. OBJETIVOS: Tem como objetivo geral caracterizar as tecnologias educacionais mobilizadas nas produções didáticas pelos professores de ciências da natureza participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE no estado do Paraná entre os anos de 2007 a 2016. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica, Estado da Arte, com abordagem qualitativa. RESULTADOS: O PDE, instaurado em 2007 no Paraná, visa fornecer formação continuada aos professores da Rede Pública Estadual, promovendo a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas e a implementação de materiais didáticos inovadores. Além disso, possibilita a reflexão sobre as dificuldades enfrentadas no trabalho cotidiano dos professores, propondo uma formação vinculada à realidade escolar e fazendo com que esses profissionais consigam compreender tais dificuldades para conseguirem superá-las. Pensando nisso, são trazidas algumas possibilidades de uso tecnológico para o ensino de ciências da natureza, como: pode-se utilizar de TV multimídia ou data show para passar vídeo, powerpoint, imagens e utilização de sites que criam jogos e diferentes materiais, sendo: Mentimenter (com nuvem de palavras, gráficos), Wordwall (quiz, roleta, caça-palavras, associação, forca, flashcards, jogo da memória, entre outros) e Kahoot com quiz. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em conclusão, o PDE demonstrou ser uma política importante para o desenvolvimento profissional dos professores, mas ainda há desafios na implementação prática das tecnologias educacionais. A formação continuada deve ser aprimorada para garantir que os professores estejam verdadeiramente capacitados para integrar a tecnologia de forma eficaz em suas práticas pedagógicas, contribuindo assim para uma educação mais qualificada e adaptada às demandas atuais.

PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias educacionais; PDE; ensino de ciências; saberes docentes; formação continuada.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.